Como dar um Feedback sem causar transtornos nas relações de trabalho

Como dar um Feedback sem causar transtornos nas relações de trabalho

A palavra Feedback vem do inglês e quer dizer realimentar, ela é uma ferramenta utilizada no modelo de Gestão PDCA para avaliar o desempenho de líderes e liderados.

Ela se refere ao retorno que damos a uma pessoa sobre algo que foi feito, e pode ser considerado um exercício de informar a pessoa como percebemos o seu comportamento e, ao mesmo, tempo dar abertura para que ela também nos mostre o seu ponto de vista.

A CG Consultoria  utiliza a ferramenta chamada Feedback como uma importante aliada para resolução de problemas nas empresas com suas lideranças e avaliação de desempenho dos colaboradores para alcançar os resultados desejados e obter a melhoria continua. Para que essa ferramenta seja aplicada de forma eficaz é preciso que seguir um roteiro básico de início (pontos positivos), meio (fatos e dados) e fim (compromisso e sugira melhorias).

O momento do feedback pode ser mais efetivo quando visto como uma oportunidade de se desenvolver, não como crítica. Se passarmos a enxergá-lo como algo construtivo, fica bem mais fácil. Na verdade, dar feedback é algo que só fazemos quando nos preocupamos com o outro. Caso contrário, deixamos de lado com a ideia de que “não adianta mesmo” ou “não vai fazer diferença”.

O feedback deve ser aplicado da seguinte maneira:

  1. Comece sempre o seu feedback pelos pontos positivos do colaborador, dessa forma ele se sentira mais tranquilo e seguro para ouvir as sugestões de melhoria que poderão vir.
  2. Fale da forma mais profissional possível sobre os pontos a melhorar do colaborador, cite exemplos de situações onde ele agiu da forma inadequada e diga como espera que ele aja daqui para frente, sugerindo melhorias.
  3. Deixe claras as expectativas da empresa em relação ao trabalho dele e já deixe agendado o próximo feedback onde serão cobradas as ações de melhoria que ficaram acordadas no ato do feedback.

A ferramenta do feedback deve ser aplicada em local reservado e logo após a ocorrência do fato. É fundamental que o subordinado relacione o feedback com o fato concreto realizado. Utilizando essa ferramenta de forma adequada e possível desenvolver as habilidades dos líderes e liderados proporcionando aumento do desempenho pessoal e profissional e garantindo a melhoria contínua e o melhor gerenciamento da rotina das Empresas.

O feedback é muito importante para qualquer equipe, é o que conduz a autoestima do grupo, reduz o risco de perder funcionários, mantém a lealdade, a comunicação em dia, e um dos principais fatores da motivação das pessoas.

Por Rossane Gonçalves – MarterCoach Especialista em Liderança para Resultados


Fonte: Artigos Administradores / Como dar um Feedback sem causar transtornos nas relações de trabalho

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