Como está a comunicação na sua empresa?

Como está a comunicação na sua empresa?

A efetividade da comunicação não se dá apenas pelos profissionais que estão gerindo os canais internos e externos nas empresas. A chave para o sucesso está na importância que a alta liderança dá para os processos de comunicação, seja alinhando as estratégias com a área ou disponibilizando recursos financeiros

Uma pesquisa* recente sobre o perfil do profissional de comunicação interna no Brasil, elaborada pela empresa Social Base, apresentou dados interessantes a respeito de como os comunicadores avaliam a efetividade do processo de comunicação em seu trabalho e qual setor é responsável pela gestão do mesmo.

Um número específico, com grande destaque dentro da pesquisa, me chamou a atenção: em 49% das empresas a comunicação é de responsabilidade do setor de Recursos Humanos, sendo que dessas, 55% têm a comunicação pouco valorizada dentro da empresa.

Esse cenário não é fruto de onde os fluxos de comunicação estãoalocados dentro da estrutura das organizações, e sim quem dentro do setor é responsável por esses fluxos. É realmente um profissional de comunicação, com formações específicas, conhecimentos e habilidades para esse trabalho?

A área de comunicação pode estar no Marketing, no setor de Recursos Humanos ou até no Administrativo. Tudo depende do tamanho da empresa e de como estão divididas as grandes frentes. O essencial é que as empresas tenham a sensibilidade de recrutar profissionais criativos, com facilidade de interagir com o meio, investigativos, engajados, que se expressem bem e, principalmente, que busquem ter uma visão estratégica e sistêmica do negócio.

Porém, infelizmente, a efetividade da comunicação não se dá apenas pelos profissionais que estão gerindo os canais internos e externos. A chave para o sucesso está na importância que a alta liderança das empresas dá para os processos de comunicação, seja alinhando as estratégias com a área ou disponibilizando recursos financeiros para alimentação de canais como intranet, redes sociais, jornal, e-mails marketing e outros.

O alinhamento de estratégias das lideranças com a área de comunicação está diretamente relacionado à clareza e a transparência. Se o objetivo da área é viabilizar toda a interação possível entre a organização, os empregados, a imprensa e o cliente final, usando ferramentas estratégicas, é impossível que haja uma relação de confiança e alinhamento de interesses se osheads das empresas não estiverem dispostos.

Pode-se considerar essa comunicação como o primeiro passo para que se obtenha o verdadeiro engajamento. Quanto mais bem informados estiverem os colaboradores, o mercado e os clientes, mais envolvidos com a empresa, sua missão e seu negócio eles estarão. 

*Você pode ter acesso à pesquisa por meio do link abaixo, logo após inserir seus dados na página de captação de leads da Social Base!

http://materiais.socialbase.com.br/infografico-perfil-do-profissional-de-comunicacao-interna-no-brasil


Fonte: Artigos Administradores / Como está a comunicação na sua empresa?

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