Como está a sua presença digital?

Como está a sua presença digital?

Ter uma presença digital hoje é vital para o sucesso nos negócios, por isso você precisa aprender a importância disso e começar construir a sua o quanto antes

Ter uma presença digital hoje é vital para o sucesso nos negócios e por isso eu quero ter a certeza que você aprenda a importância disso e comece construir a sua o quanto antes. Nesse artigo eu vou te ensinar cinco coisas.

  1. O que é uma presença digital
  2. Para quê serve uma presença digital
  3. Quais ferramentas usar para fazer a análise da presença digital da sua empresa
  4. Como usar a análise a seu favor
  5. Todo negócio precisa ter uma presença digital?

Espero que esse conteúdo te ajude a encontrar o seu caminho para construir a presença digital da sua empresa na internet. Então vamos lá? 😉

AFINAL O QUE É UMA PRESENÇA DIGITAL?

Ok! Talvez você que está lendo esse artigo nem saiba o que é presença digital, então antes de sair falando para você o que você deve ou não fazer, vou te mostrar o que significa esse termo.

Presença Digital é um conjunto de fatores e esforços de uma empresa que ajuda a construir e fortalecer sua marca na internet, muito mais do que estar presente digitalmente, é preciso saber como atuar nos meios digitais para atingir seu público-alvo.

Simplificando, é como você, sua marca, sua empresa e seu produto ou serviço vão se apresentar no ambiente online, tranquilo até aqui? Então vamos em frente!

QUAL A FINALIDADE DE UMA ANÁLISE DE PRESENÇA DIGITAL  PARA MINHA EMPRESA?

Uau! Que incrível essa pergunta! Agora que você sabe o que significa  o termo, é claro que existe um outro fator importante que é saber para qual a finalidade dessas análise. Quais são objetivos que poderão ser alcançados? Terei mais visitas no meu site? Mais contatos? Mais vendas? São muitas as perguntas que podem pairar sobre a sua cabeça agora.

Bem a análise da presença digital serve justamente para você ter uma leitura clara de como sua empresa é vista pelo seu público-alvo e qual a melhor forma de se comunicar com eles. Você já ouviu falar de análise S.W.O.T ou F.O.F.A.?

S.W.O.T. são as iniciais para as palavras strengths, weaknesses, opportunities e threats que significam respectivamente: forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, mas é bastante comum aqui no Brasil algumas pessoas usarem a sigla F.O.F.A.

A análise da presença digital da sua empresa, basicamente serve justamente para que você perceba além dos fatores técnicos, como tempo de carregamento do site, otimização de imagens, compactação dos arquivos Java e CSS, compatibilidade com os dispositivos móveis e etc. Como também para você conhecer seu S.W.O.T. ou F.O.F.A., se preferir, e usar isso para se posicionar melhor no mercado e se comunicar de forma mais assertiva com o seu público alvo.
 

COMO FAZER UMA ANÁLISE DE PRESENÇA DIGITAL DA SUA EMPRESA

Aqui eu vou compartilhar as ferramentas que uso para fazer minhas análises, você pode criar um padrão para analisar tanto o seu negócio, quanto o negócio dos seus concorrentes. Muitas vezes o concorrente que está online não está offline e vice versa, então não pense… – Ah! Mas eu já sei quem são os meus concorrentes! Fuja dessa armadilha!

Talvez você se pergunte… Perae! Se eu estou fazendo isso pode existir empresas que vão fazer isso comigo ou que já estão fazendo? E a resposta é simples e direta… Sim! Mas sinceramente não se preocupe com isso, pois o que eu costumo dizer é, não é o que se sabe, mas o que se faz com o que se sabe.

“Tá bom, Samuel muito bonito, isso que você disse, agora me diz aí: e se do outro lado tem uma empresa enorme com uma equipe super ninjas do marketing digital?” Amigo, respire! O mundo não acaba por causa disso, pense por um outro lado, você conseguiria atender TODOS os clientes do seu nicho ou segmento? Eu estou dizendo TODOS sem exceção.

Eu duvido muito, mas mesmo que você conseguisse ou que trabalhe com um segmento muito especifico existirá sempre um diferencial… Você! Isso mesmo, você é o maior diferencial, o seu atendimento ao cliente é que fará o cliente fechar negócios com você, acredite nisso, pois é uma verdade, basta você pensar em quantas veze você abriu mão do preço pelo bom atendimento.

Não quero me aprofundar nesse assunto, quero te dizer que se você manter uma consistência na construção da sua presença digital, e que a análise te trará com certeza ótimos insights (ideias), você estará na frente de MILHÕES de empresas e até elas te alcançarem (desde que você mantenha o ritmo) será difícil, mas MUITO difícil mesmo alcançar os mesmos resultados que você.

Resolvida a parte da auto-ajuda… As ferramentas que uso para análise possuem versões gratuitas e pagas (a maioria em dólar), tudo dependerá da sua disponibilidade financeira, meu conselho é, se você tiver condições de investir nessas ferramentas em suas versões pagas, faça!

Aqui está o check list:

  • Gtmetrix:

  • Google PageSpeed Insights

  • Google Teste de Compatibilidade com dispositivos móveis

  • Woorank

  • SEO Moz

  • Google Trends

  • Planejador de Palavras Chave (Google Adwords)

  • Google

  • Google Suggest

  • Ubber Suggest

  • Facebook

  • Youtube

  • SEM Rush

Eu não vou fazer um Review detalhado dessas ferramentas (talvez em uma outra oportunidade), apenas mostrar de forma bem objetiva a funcionalidade de cada uma delas quando faço minhas análises.

GTMETRIX

GTmetrix é uma ferramenta muito útil para saber como está o desempenho de seu site, ele analisa diversos fatores, como problemas com o CSS, Javascript, imagens, cache e compactação das páginas entre outros, que podem influenciar no aumento do tempo de carregamento do site quando os visitantes o acessam.

PAGESPEED INSIGHTS

PageSpeed Insights mede o desempenho de uma página para dispositivos móveis e computadores. Ele busca a URL duas vezes, uma como um usuário de dispositivo móvel (tablet e/ou smartphone) e outra como um usuário de desktop (pc e/ou notebook). A pontuação do PageSpeed varia de zero a 100 pontos. A pontuação mais elevada é melhor e uma pontuação de 85 ou superior indica que a página tem um bom desempenho.

GOOGLE TESTE DE COMPATIBILIDADE COM DISPOSITIVOS MÓVEIS

Basicamente é uma ferramenta que faz a verificação se o site é compatível ou não para tablets e smartphones.

WOORANK

O Woorank é primeira ferramenta do check list, que eu vou citar que possui versão paga, ao acessá-lo através desse link, você poderá fazer uma análise por dia do seu site ou do site do seu concorrente, às vezes é preciso limpar o cookie do navegador para poder fazer uma nova análise, se você optar por isso, eu sugiro que use a aba anônima.

Se você usa o Google Chrome aperte Ctrl + SHIFT + N e depois copie e cole o link, ou (aqui vai um dica bônus) você pode baixar uma extensão do woorank e fazer a análise direto por essa extensão.

Para você ver os detalhes dela, compartilhe no seu Facebook clicando no link “partilhe” (não esqueça de colocar visível só para você ok? 😉 ), depois clique no link e abrirá uma aba com a página do relatório da Woorank.

É claro que na versão gratuita existem alguns limites, mas só com ela da para aproveitar muito e ter uma boa noção do que priorizar no seu projeto.

SEO MOZ

Sem dúvida uma das melhores ferramentas que existem hoje no mercado é o SEO Moz, infelizmente um dos fatores que será limitador para alguns empresários e profissionais liberais é que essa ferramenta está disponível somente em inglês.

Você também pode baixar uma extensão para Google Chrome, o que facilita seu trabalho e muito, com o SEO Moz, você pode verificar o PA e DA do site e o número de links que ele recebe.

O que é PA e DA?

PA é a sigla de Page Authority (autoridade da página) que é a autoridade de uma determinada página e DA é a sigla para Domain Authority (autoridade do domínio).

Além da versão paga do SEO Moz, a empresa MOZ possui outras ferramentas como o SEO MOZ Local (para ajudar no trabalho de SEO local) e MOZ Content (para ajudar no trabalho de construção de conteúdos), eu ainda não usei nenhuma das duas e elas não possuem versões gratuitas, verifique sua necessidade e disponibilidade financeira para investir em uma ou em todas essas três opções.

GOOGLE TRENDS

Google Trends é uma ferramenta do Google que informa os termos mais buscados no site em um determinado período de tempo. Essas informações podem ser muito valiosas para o planejamento de uma campanha e sua defesa.

Com o Google Trends você pode saber se existe ou não uma sazonalidade, na internet, para seu produto ou serviço por exemplo.

PLANEJADOR DE PALAVRAS CHAVE (GOOGLE ADWORDS)

Planejador de Palavras Chave serve para nos mostrar as buscas pagas por determinados grupos de palavras chave, como está a concorrência de uma palavra chave específica ou ainda se existem empresas comprando essas palavras chave que podem ser ou não as principais para o seu negócio, uma análise bem atenta aqui pode render ótimos insights!

GOOGLE

Sim o maior buscador do planeta não pode ficar de fora desse check list, segundo um relatório do Google Brasil de 2013 o Google registrou 93,74% de participação nas pesquisas realizadas nesse ano, isso demonstra o tamanho da importância que ele tem para o mercado.

Ao fazer as pesquisas no Google para análise do seu negócio eu sugiro duas coisas:

1) Não faça suas pesquisas logado isso influenciará nos resultados das buscas, preferencialmente faça as pesquisas em modo anônimo, se possível e evite logar em ferramentas ou redes sociais quando estiver no modo anônimo.

2) Não pesquise pelo nome da sua empresa, pode parecer estranho para você, mas as pessoas não pesquisam pelo nome da sua empresa na internet, a menos que seja uma grande marca ou faça parte de uma rede franquias, por exemplo, apesar que mesmo assim as pessoas geralmente pesquisam algo basicamente como.

Ex: seu produto e/ou serviço + bairro ou cidade em que ela mora.  

GOOGLE SUGGEST

Você já reparou quando você começa a digitar na busca do Google ele começa a sugerir algumas palavras para completar a sua frase? Bem isso é o Google Suggest e você pode usar ele a favor do seu negócio entendendo melhor como as pessoas buscam por ele.

google-suggest

Ao digitar a palavra camiseta hollister antes mesmo de eu completar a frase o Google Suggest mostra quatro possibilidades de busca, isso pode te ajudar a entender melhor como o seu cliente em potencial chega a você ou o que faz com que ele chegue ao seu concorrente.

UBBER SUGGEST

Ubber Suggest é uma ferramenta muito parecida com o Google Suggest com a diferença de que ele mostra automaticamente quase todas as possíveis sugestões de buscas para um determinada palavra chave, vale usá-la e testa-la junto com o Google, Google Suggest e o Planejador de Palavras Chave.

Para entender se todas as combinações são viáveis e quais as possibilidades podem ser exploradas.

FACEBOOK

Facebok é hoje o site mais acessado do mundo, usá-lo de uma forma profissional e que gere bons resultados é o desafio de muitas empresas hoje, fazer uma pesquisa nele significa conhecer quem são e como estão se posicionando não só os seus concorrentes, mas também os lideres do seu segmento.

E não só do seu nicho, mas também ver como as outras grandes empresas se comunicam com seus consumidores, haters (que odeiam a marca/empresa), lovers (os que amam a marca/empresa), com as reclamações, dicas e tudo mais.

Saber como você pode adaptar isso ao seu negócio é fundamental, pois existem MUITOS cases no Facebook, mas para escolher a quem seguir, você precisa primeiro definir como quer se posicionar para o seu público-alvo. Qual será o posicionamento da sua empresa? Qual será a mensagem que você irá passar? De que forma você irá passar essa mensagem? Será despojado e espontâneo? Ou será formal e objetivo? Tudo depende da sua escolha de posicionamento.

YOUTUBE

Youtube além de ser o terceiro site mais acessado do mundo é também o segundo maior buscador do mundo, atrás somente do “pai” dele, o próprio Google. Quem nunca acessou o Youtube para ver um tutorial de alguma coisa? O Youtube pode ser uma ótima ferramenta para te ajudar a ter insights (idéias).

Procure por canais do seu nicho, senão tiver (olha uma ótima oportunidade ai! 😉 ), procure por canais relacionados, leia os comentários, se existem dúvidas em relação ao conteúdo produzido, pense se pode fazer melhor e como você fará isso? Produzindo um texto? Um post no Facebook? Quem sabe um vídeo no Youtube? Ou talvez todas as alternativas anteriores? Afinal para ter uma presença digital é importante e estar presente (e bem posicionado) nos nos três sites mais acessados do mundo, também conta não acha? 🙂

SEM RUSH

E por último, mas não menos importante o Sem Rush. O Sem Rush é de longe uma das melhores ferramentas que existe hoje no mercado, ele também possui uma versão gratuita (basta se cadastrar no site) em que você pode fazer um número de pesquisas limitadas diariamente.

Você pode usar a versão paga, que é cobrada em dólar, mas que vale cada centavo investido. O Sem Rush, reúne quase todas as funcionalidades citadas nas outras ferramentas, com ele é possível saber quais as palavras chave que seu concorrente compra, quais ele usa para se posicionar na busca orgânica, número de back links.

Quais páginas estão melhores posicionadas para a palavra chave que você quer ranquear, quais as empresas estão pagando pela palavra chave que você quer trabalhar e muito mais… São muitas opções de pesquisa que você pode fazer com o Sem Rush, mais uma vez, a versão gratuita possui alguns limites, mas mesmo assim vale muito a pena.

COMO USAR A ANÁLISE DE PRESENÇA DIGITAL AO SEU FAVOR

Ao juntar todas as informações, o ideal é sentar com seus funcionários para ajudarem a dar uma interpretação sobre o relatório, para que vocês possam discutir, o que no conteúdo dele está alinhado com os planos e objetivos da sua empresa a curto e médio prazo.

Quando eu falo curto e médio prazo, é justamente porque essa análise não foi feita para ser um mapa do tesouro em que você guardará para mostrar para seus herdeiros, sobre o que deve ou não ser feito para crescer a presença digital da sua empresa, eu aconselho a fazer essa análise no mínimo uma vez ao ano.

Caso você não tenha uma grande equipe com departamento de marketing, vendas, atendimento e etc. Eu sugiro que você busque um profissional para que o ajude a traçar os planos e objetivos da sua empresa no marketing digital, se esse for o seu caso, basta você clicar aqui e preencher o formulário, farei uma análise da presença digital da sua empresa sem cobrar nada.

Agendaremos um bate papo por um desses meios: telefone, messenger, skype ou hangout e juntos decidir quais as melhorias iremos priorizar e que rumos tomar para alcançar uma presença digital eficaz e de bons resultados.

TODO O NEGÓCIO PRECISA TER UMA PRESENÇA DIGITAL?

Você acha que seu negócio não precisa estar na internet? Melhor pensar duas vezes. A revista Exame, publicou um vídeo do Marcelo Pontes, líder de marketing na ESPM, mostra neste vídeo para empreendedores por que você deveria ao menos criar um simples site ou perfil nas redes sociais para seu negócio.

RECAPITULANDO

  • Aqui nesse artigo eu te mostrei o que é presença digital
  • Qual a importância de saber como está a presença digital a sua empresa
  • Quais as ferramentas usar para fazer a análise da sua empresa
  • Como usar as informações da sua análise a seu favor
  • E porque todo o negócio precisa ter uma presença digital

CONCLUSÃO

A análise da presença digital é vital para saber quais as decisões tomar não só nos primeiros passos, mas também na consistência do trabalho. Não é uma tarefa fácil, mas é importante para se colher bons frutos.

Conseguiu fazer a sua análise sozinho? Precisa de ajuda?

Comente abaixo e me diga quais foram as dúvidas e dificuldades que surgiram quando você fez a sua análise, será um prazer enorme te ajudar.

 


Fonte: Artigos Administradores / Como está a sua presença digital?

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