Como fazer um planejamento de marketing digital?

Como fazer um planejamento de marketing digital?

Veja esses 7 passos para se planejar corretamente

Já é consenso entre empresários e gestores que ter uma presença digital consistente reflete diretamente nas vendas. Por isso o marketing digital vem sendo uma realidade cada vez mais presente em suas estratégias de comunicação e vendas. Mais e mais, as empresas estão direcionando recursos e verbas para essa nova estratégia, porém, muitas vezes, sem um planejamento de marketing digital adequado, o que pode prejudicar (e muito) os resultados.

Quero mostrar nesse artigo como fazer um bom planejamento de marketing digital para sua empresa em 7 passos. Leia atentamente o passo a passo que elaboramos e faça anotações para adaptá-los as suas necessidades.

1. Comece por um diagnóstico do cenário atual

O primeiro passo é verificar como está a presença online hoje. Algumas empresas não têm nenhuma presença digital, outras já possuem site e página no Facebook, mas nunca avaliaram nenhuma métrica relevante para ambos, ou seja, não sabem o quanto sua presença digital está contribuindo em suas vendas. Nesse cenário, uma boa saída é realizar benchmarks com empresas de sua indústria, para pelo menos entender o potencial de melhoria.

Para empresas que já tem uma certa maturidade digital, o ideal é avaliar os resultados do ano: o que não está funcionando e principalmente um diagnóstico do Funil de Vendas (Visitantes > Leads > Oportunidades > Clientes). Através dessa análise, será possível identificar as etapas de pior performance que merecem atenção. Além do volume em cada etapa, preste atenção nas taxas de conversão.

2. Saiba aonde você quer chegar e o que é preciso fazer

Com o diagnóstico realizado, você já sabe quais são os pontos de melhoria, portanto, o próximo passo é estipular os objetivos e prioridades do que espera alcançar com as ações marketing digital. Para ficar mais fácil o entendimento, vamos dar um exemplo:

  • Aumentar o tráfego orgânico do site em 80%.
  • Aumentar em 50% o volume de contatos qualificados para a equipe comercial.

Com essas metas bem definidas, é preciso entender o que precisa ser feito para chegar aonde deseja. No caso acima, algumas ações para atingir os objetivos seriam: Aumentar o número de blog posts publicados por semana, criar landing pages para converter visitantes em leads e relacionar-se através de automação de e-mail marketing para criar oportunidades à equipe comercial.

Estipule indicadores de desempenho para avaliar se esses objetivos estão sendo atingidos.

3. Conheça o seu público-alvo na Internet

Assim como no marketing tradicional, o marketing digital também exige uma pesquisa prévia do público-alvo ideal que a empresa deve atingir, afinal, você quer atingir as pessoas certas.

Converse com seus clientes atuais, ou clientes antigos, e identifique as principais motivações e objetivos dos seus consumidores. Desta maneira, quando você criar sua estratégia de marketing digital, esta trará conteúdos relevantes para eles.

É interessante pesquisar o que já existe na internet para este público, o que costuma agradar, o que não agrada muito e o que anda fazendo bastante sucesso.

Desta forma, você consegue identificar os melhores exemplos (afinal, o marketing se baseia muito em inspirações) e também ter as ferramentas (canais) ideais para conquistar seus clientes de forma eficaz.

4. Capriche no planejamento de conteúdo

Os seus clientes passam por 4 etapas durante sua Jornada de Compra, por isso, se faz tão importante o planejamento de marketing digital antes de colocá-lo realmente para funcionar. As 4 etapas são:

  1. Aprendizado e descoberta: O consumidor não sabe ainda que tem um problema, o objetivo aqui é criar interesse.
  2. Reconhecimento do problema: O consumidor reconhece o problema e busca mais informações sobre o mesmo.
  3. Consideração da solução: O consumidor já identificou algumas soluções e começa a avaliar as alternativas.
  4. Decisão de compra: O consumidor já se decidiu pela compra e está comparando concorrentes.

 É importante planejar (e investir bastante tempo nisso) conteúdos para cada etapa. Algumas pesquisas prévias podem te ajudar a definir como analisar as palavras-chaves, que ajudam seu site se posicionar entre os primeiros resultados do Google, e o que rende um maior número de acessos.

05. Cuidado e dedicação na produção do conteúdo

Pense que, muitas empresas investem no marketing digital, ou seja, a concorrência é sempre muito grande e você precisa investir em algo que seja de qualidade e realmente chame a atenção para que alguém perca alguns minutos com a leitura, ou pelo menos dê atenção a sua publicação e invista em um clique.

É importante lembrar que, cada plataforma pede uma forma de divulgação diferente. Em sites e blogs, por exemplo, os textos podem ser um pouco mais longos, mas não se deve esquecer das imagens e das listas feitas sempre que possível, elas costumam agradar muito os leitores.

Já nas redes sociais a maneira de se publicar precisa ser diferente. Para as publicações nas redes, os textos não devem passar de duas frases e sempre devem chamar para o clique de maneira criativa, instigando a curiosidade. Vale apostar em imagens, montagem, gifs e vídeos curtos.

Também, é importante investir em links patrocinados e na divulgação do seu site em outros portais com bastante acessos. O Facebook Ads é um dos exemplos dessas ferramentas. Nele é possível aumentar o número de curtidas, do envolvimento nas publicações, entre outros benefícios. 

6. Monitoramento das publicações com as ferramentas certas

A mensuração de resultados é um elemento muito importante no seu planejamento de  marketing digital. Uma das ferramentas mais famosas é o Google Analytics, que tem versões gratuitas de análise.

É possível através desta análise identificar a origem dos visitantes do seu site, quais são as fontes que fazem ele chegar ao seu site, qual é a cidade que eles moram, qual a página que está gerando mais vendas, qual palavra chave vem fazendo mais sucesso, entre outros relatórios que ajudam a melhorar cada vez mais o site de sua empresa e o desempenho do marketing digital dela.

7. Invista na visibilidade, vendas e lucro

Por fim, vale pensar nesses três pilares para o sucesso no planejamento do marketing digital:

  • O primeiro deles é a visibilidade: se fazer notável em meio a tanta concorrência na internet, se fazer diferente e dono de um conteúdo único, que se diferencie dos demais.
  • O segundo são as vendas: o momento em que o visitante converte em um comprador que vai gerar vendas para sua empresa.
  • E por último o lucro: através de um investimento 100% mensurável e segmentado, por meio de ferramentas de análise que permitem calcular o ROI (retorno do investimento) de cada campanha.

 Com esse passo a passo, você poderá elaborar um bom planejamento de marketing digital.  Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário abaixo.


Fonte: Artigos Administradores / Como fazer um planejamento de marketing digital?

Os comentários estão fechados.