Como garantir a Segurança da Informação

Como garantir a Segurança da Informação

“O investimento nessa tecnologia não apenas mitiga riscos de incidentes nos processos eletrônicos já implantados, mas também viabiliza a informatização de outros serviços críticos”

Em tempos de crise e da necessidade de otimização de processos de negócio, o investimento em Segurança da Informação deve ser um dos principais dentro de uma organização. O vazamento ou roubo de dados pode colocar em risco toda a operação da empresa, além de “manchar” a marca perante ao mercado e aos clientes e, ainda, gerar custos, como processos judiciais.

Investir em tecnologia para coibir esses problemas é um dos temas mais explorados nos últimos tempos. A eficácia da Certificação Digital para a proteção de servidores e e-mails estão em evidência. O motivo é fácil de compreender: o investimento nessa tecnologia não apenas mitiga riscos de incidentes nos processos eletrônicos já implantados, mas também viabiliza a informatização de outros serviços críticos, que não seriam possíveis sem que houvesse tal iniciativa. Sem contar que a segurança também viabiliza a redução de custos nos processos de negócios, se olharmos pela ótica da automatização.

No entanto, é preciso que as empresas se lembrem também de conscientizar seus colaboradores, pois as pessoas também são guardiãs das informações. Afinal, elas estão no dia a dia dos processos e têm em mãos, muitas vezes, dados confidenciais.

Não adianta a companhia proteger seus servidores com criptografia, se um funcionário desavisado, por exemplo, acessa o e-mail da empresa por meio de uma rede pública ou ainda compartilha documentos estratégicos com a concorrência e/ou fornecedores, por exemplo.

Para a Segurança da Informação funcionar, além de investir em tecnologias, como a Certificação Digital, é preciso evangelizar quem lida com os dados da companhia. Pois, além dos riscos de “invasão” física e lógica, o maior risco está nos processos e nas pessoas que os executam.

Então, deixo a dica. Se a sua empresa quer manter suas informações em segurança, o caminho é: instruir os colaboradores e investir em tecnologia, implementando soluções integradas à Certificação Digital, como o SSL nos servidores, sistema de workflow, sistema de identificação, entre outros. Os benefícios são inúmeros, sendo os principais: segurança nos processos, autenticação segura, redução de custos e celeridade à rotina.

Maurício Balassiano é Diretor de Tecnologia da Certisign, empresa líder em Certificação Digital na América Latina.


Fonte: Notícias Administradores / Como garantir a Segurança da Informação

Os comentários estão fechados.