Como gerar resultados com o marketing digital

Como gerar resultados com o marketing digital

Não tem mais jeito, quem não está no meio digital, está fadado ao fracasso em termos empresariais. Mesmo empresas B2B (negócios entre empresas) precisam de uma presença digital considerável para ter melhora em seus processos de vendas. Porém, isso não é tudo! Como praticamente todas as empresas já se conscientizaram desta importância, há muita coisa na internet e se destacar neste mar de informação, não é nem um pouco fácil!
Para isso, você precisa de um método, uma sequência de trabalho. Neste sentido, é muito importante que você entenda como funciona o marketing digital e de que maneiras ele pode te ajudar a ter melhores resultados. Mas nada disso vai adiantar se antes, você não entender como nossos consumidores mudaram!

Não tem mais jeito, quem não está no meio digital, está fadado ao fracasso em termos empresariais. Mesmo empresas B2B (negócios entre empresas) precisam de uma presença digital considerável para ter melhora em seus processos de vendas. Porém, isso não é tudo! Como praticamente todas as empresas já se conscientizaram desta importância, há muita coisa na internet e se destacar neste mar de informação, não é nem um pouco fácil!

Para isso, você precisa de um método, uma sequência de trabalho. Neste sentido, é muito importante que você entenda como funciona o marketing digital e de que maneiras ele pode te ajudar a ter melhores resultados. Mas nada disso vai adiantar se antes, você não entender como nossos consumidores mudaram!

Como o novo consumidor decide comprar?

Nos últimos anos, o perfil do consumidor brasileiro tem mudado muito. Consumidores de todas as classes sociais, principalmente A, B e C estão cada vez mais exigentes. O novo consumidor tem tantos recursos para pesquisar sobre os produtos, serviços, a marca e a própria empresa.

Com isso, muitas lojas físicas e virtuais precisam estar cada vez mais atentas para conquistar seus clientes. O novo consumidor pesquisa qualidade e reclamações em sites, busca conhecer a origem dos produtos oferecidos e a reputação da marca e experimenta antes de comprar em qualquer estabelecimento.

O consumidor atual tem muita autonomia. Ele nunca teve tantas facilidades e recursos para conhecer produtos e serviços. E a tecnologia contribui muito para isso. Os celulares, smartphones, tablets são instrumentos que permitem os potenciais clientes a pesquisar preços, produtos, diversas marcas, ver a opinião de outros compradores por meio de redes sociais.

A empresa de consultoria britânica realizou uma pesquisa recente sobre as novas tendências do varejo. A pesquisa pesquisou o que o novo cliente busca em relação a um produto, serviço ou marca. O resultado foi que o novo consumidor busca uma relação de mais atendimento de qualidade, autenticidade e conveniência.

Muito além de preços baixos

É que claro que o consumidor tende sempre a buscar os preços mais baixos. No entanto, não é apenas o valor que o novo consumidor leva em consideração para adquirir um produto ou serviço. Ele pondera comodidade, facilidade de pagamento de diversas formas (lojas onlines) e imediatismo, necessidade de consumo, economia com frete (loja física), marca, opinião de outros consumidores, promoções e apoio logístico ao consumidor em caso de trocas ou defeitos.

O novo consumidor deseja que as marcas e empresas:

  • Transformem suas lojas físicas numa verdadeira experiência multicanal;
  • Integrem físico e virtual. O cliente quer navegar no site e ter a opção de reservar e concluir a compra pessoalmente.
  • Tenham mais transparências nas condições de troca;
  • Informem de forma mais detalhada os produtos e serviços;
  • Destaquem preços, promoções, novidades, lançamentos em seus sites, blogs ou aplicativos;
  • Desenvolvam um ambiente online, incluindo dúvidas, cursos e tutoriais sobre o uso de seus produtos e serviços.

Portanto, neste novo cenário, atrair e manter clientes tornou-se uma tarefa muito árdua para as empresas e marcas. As áreas de marketing e atendimento ao público precisam criar estratégias diferenciadas.

Para atrair e manter clientes fidelizados, as empresas precisam:

  • Reduzir custos que impactam diretamente o custo final dos produtos e serviços;
  • Conhecer a concorrência,
  • Investir em profissionais qualificados e tecnologia;
  • Adotar promoções;
  • Trabalhar estratégias de marketing com foco no consumidor;
  • E pensar em soluções atrativas para as redes sociais.

 Perceba que cada vez mais, as empresas precisam estar integradas em um processo de aproximação com os clientes. Quem não estabelece um relacionamento, acaba sendo esquecido.

Marketing digital no processo de vendas

Fases do processo de venda na internet

O empreendedor precisa seguir todas essas fases do funil de venda para que consumidor compre e até se mantenha fiel a marca.

  1. Conheça sua empresa – Aprenda a conhecer seu negócio, os pontos fracos, forte.
  2. Escolha um segmento – Em negócios online, o empreendedor precisa estabelecer um segmento específico. Não tente abraçar o mundo. É preciso escolher uma persona, um perfil de consumidor que mais se adeque a sua empresa.
  3. Prospecte clientes – Por meio de cadastros, landing pages, o empreendedor precisa começar a prospectar clientes.
  4. Conheça seu cliente – essa fase é essencial para o processo de vendas. O empreendedor precisa conhecer seu cliente, seus hábitos de compras, desejos, oferecer conteúdo personalidade de qualidade, oferecer produtos gratuitos e serviço. Nessa fase, o cliente é chamado de lead. 
  1. Apresente seus produtos – Nessa fase, apenas os clientes que atendem o perfil da persona e que estão interessados na empresa permanecem no site, portanto esse é o momento de apresentar todos os benefícios e vantagens de seus serviços e produtos, oferecer soluções. 
  1. Personalize – Essa é a fase de definir o perfil e todos os detalhes do consumidor para que você apresente propostas mais diretas. 
  1. Negocie – Essa etapa é muito importante, pois é a fase da negociação que leva ao fechamento da venda. O empreendedor precisa ser paciente e ao mesmo persuasivo. Não perca a venda por detalhes que possam ser ajustados. 
  1. Fidelize – Esse é o grande momento. É a saída do funil. É quando o empreendedor fecha a venda e fideliza o cliente. 

Em 2013, o Google divulgou a ferramenta “a jornada do consumidor para compras online”. É uma ferramenta de marketing essencial para todo empreendedor que deseja estruturar seu processo de venda e ter sucesso com seu negócio na internet.

Perceba que o marketing digital é composto por uma série de fatores e é muito importante, que você sempre mantenha um acompanhamento constante para que estas estratégias sejam monitoradas.

Cada vez mais as pessoas levam em consideração o valor entregue pelas marcas. Preço e qualidade são fatores importantes, mas o relacionamento vem sendo cada vez mais determinante!

Sua empresa precisa estar inserida no marketing digital, para que ela possa atingir seus clientes em potencial com muito mais eficiência!

O futuro é hoje, a comunicação precisa ser a base de seus negócios e a internet é o meio mais eficaz para isso! 


Fonte: Artigos Administradores / Como gerar resultados com o marketing digital

Os comentários estão fechados.