Como investir na carreira de modelo

Como investir na carreira de modelo

Se você está pensando em direcionar a sua carreira daqui para frente como modelo, algumas dicas podem ser seguidas para que você não caia em uma furada

Nos dias de hoje, muitas pessoas sonham com a vida nas passarelas e todo o seu glamour, sejam homens ou mulheres, jovens, adultos, ou já na terceira idade. Um dos grandes objetivos é ser um modelo de sucesso, se tornar famoso e, possivelmente, conhecido em âmbito internacional pelo seu trabalho e beleza. E, com certeza, isso realmente pode se tornar uma carreira de sucesso. Logo no início os sonhos começam a surgir: a participação em desfiles de variadas marcas e grifes, em semanas de moda ou até mesmo em eventos e festivais específicos. É claro que tudo isso pode sim se concretizar, desde que os cuidados básicos desta profissão sejam tomados.

Se você está pensando em direcionar a sua carreira daqui para frente como modelo, algumas dicas podem ser seguidas para que você não caia em uma furada, definindo uma das melhores agências de modelos para dar início à sua realização pessoal.

Com isso em mente, neste artigo você irá conferir alguns tópicos que irão lhe auxiliar na escolha das melhores agências de modelos. Confira abaixo o que preparamos para você!

Como funcionam as inscrições

As inscrições nas agências de modelo funcionam de forma variada. A melhor forma de saber se você está escolhendo o local certo para iniciar a sua carreira é levando em consideração os seguintes fatores: foi fácil demais se inscrever? Não houve qualquer tipo de processo seletivo? Necessidade de criar um book de fotos? Provavelmente algo aí não está correto.

As inscrições em agências de modelo confiáveis geralmente envolvem processos seletivos em que os candidatos são avaliados de diferenciadas formas: idade, beleza, altura, personalidade, pose e muitos outros.

E vale lembrar que, a partir do momento em que você se torna um agenciado daquele espaço, isso não significa que você dará início aos trabalhos de forma instantânea. Para ser chamado para um comercial de televisão, por exemplo, você precisa ser selecionado não pela agência, mas sim, pela produtora e a marca que irá realizar o comercial. Se a empresa quiser um sorriso feminino, um homem não será escolhido. Isso porque uma agência de modelos trabalha com a diversidade de gêneros, raças e belezas. A consciência de que o credenciamento não é sinônimo de trabalho instantâneo é importantíssima para quem entra nesse mercado.

Atente para as oportunidades

As oportunidades costumam a ser únicas e a decisão pelo modelo escolhido também é rápida. Por isso, é necessário que você esteja preparado para quando um momento como esse chegar.

Se você já fez alguns testes em agências, certamente sabe quais são as suas preferências, não é mesmo? Conhecer a infraestrutura, o portfólio, a equipe de profissionais e de outros modelos é fundamental para que você se inspire e tenha vontade de fazer parte daquele ambiente também!

E assim que estiver credenciado em uma das melhores agências de modelos, as oportunidades podem demorar a acontecer… Mas quando chegarem, a decisão deverá ser tomada rapidamente: ela envolve o tipo de comercial, o vestuário que você deve usar, se você terá falas ou não, como será seu comportamento durante o trabalho e outras informações que irão compor um roteiro completo da sua participação. Com ele em mãos, decida: você gostou ou não? Se sim, agarre a oportunidade, pois ela pode não voltar novamente!

E a equipe, é qualificada?

Conhecer a equipe profissional da agência que você está pensando em fazer parte é, certamente, um dos principais aspectos a serem levados em consideração antes de qualquer coisa. Isso porque, só dessa forma você saberá como aquele ambiente funciona: aquelas pessoas são confiáveis? O que dizem os modelos daquela agência? O cachê é bom? E o tratamento? Todos esses aspectos devem ser levados em consideração para que você verdadeiramente se sinta à vontade e confortável no seu ambiente de trabalho.

Transparência é fundamental

Transparência é tudo, principalmente na hora de escolher a melhor agência de modelo para você fazer parte.

Desde o início da carreira o modelo deve ter total conhecimento sobre os aspectos que regem os seus serviços. Ele deve saber qual é a porcentagem de lucro em cada um de seus trabalhos, qual será o tempo de trabalho, o cachê recebido por cada comercial, desfile, eventos ou outros que serão realizados. Além disso, também deve conhecer a empresa antes, visitando-a junto com algum agente da própria agência em que faz parte.

Resumindo: o trabalho do modelo deve ser transparente e ele deve ter conhecimento sobre todas as etapas que serão realizadas em cada um de seus serviços, o que garante não só a credibilidade da agência como a própria segurança de todos.

Qual a realidade?

Não caia em furadas. As agências que, logo de cara, lhe oferecem um milhão de oportunidades únicas, com cachês enormes e possibilidades quase que infinitas de crescimento profissional certamente não estão fazendo isso de forma legal.

Como já dissemos no tópico anterior, prefira uma agência que lhe trata com transparência, ou seja, uma agência que você verdadeiramente possa confiar. Ela deve abrir o jogo sobre as dificuldades do trabalho de modelo.

Entrar na profissão de modelo achando que as coisas tendem a ser mais fáceis é um dos grandes erros cometidos por quem sonha com a carreira de sucesso na área. Por isso, saiba da verdadeira realidade desse negócio. Se a agência que você está pensando em se credenciar não lhe dá essa segurança, alguma coisa está errada.

As melhores agências de modelos são aquelas que mostrarão com sinceridade o que lhe espera dali para frente. Você deve ter a consciência, por exemplo, de que as oportunidades podem ser limitadas e que o simples fato de estar credenciado não lhe dá a garantia de que você será chamado logo em seguida para a realização de trabalhos.

Dicas especiais

Por fim, alguns cuidados básicos também são essenciais. Se você tiver alguma referência, ou seja, se já conhece alguém da equipe de profissionais ou até mesmo um modelo daquela agência, melhor ainda.

Conhecer os trabalhos, os modelos e as próprias parcerias que a agência de modelo mantém é essencial para direcionamento da sua carreira. Se você quer se voltar para a área de comerciais, mas a sua agência só faz evento de moda, certamente ela não é a melhor opção, correto?

Pense em cada um desses aspectos e boa sorte na decisão por uma das melhores.


Fonte: Artigos Administradores / Como investir na carreira de modelo

Os comentários estão fechados.