Como lidar com a pressão no ambiente profissional

Como lidar com a pressão no ambiente profissional

Ser um profissional hoje apto a lidar com as mudanças, imprevisibilidade e ao mesmo tempo buscar resultados, se torna mais importante nesse cenário

Ser um profissional hoje apto a lidar com as mudanças, imprevisibilidade e ao mesmo tempo a busca por resultados se torna mais importante nesse cenário de incerteza.

Percebo que esse cenário é relatado pelos profissionais como um ambiente de pressão. Como se a busca por melhores resultados significasse algo fora do esperado dentro do negócio.

Reconheço que temos ainda uma cultura corporativa no país de valorizar mais o ônus do que o bônus, além do constante estímulo que alguns profissionais criam para ocuparem o lugar de vítima.

Para um profissional que deseja evolução, crescimento e resultado, é fundamental conseguir diferenciar pressão de oportunidade. Pressão é  uma possibilidade intrínseca a qualquer sistema, e está nas mãos do profissional considerá-la um fator de impulso ou de limitação para sua carreira.

Posso, como profissional reconhecer que se alguém me solicita algo ou confia em me demandar significa que tenho valor para agregar e posso sentir satisfação. Quando respondo como profissional às demandas, estou desenvolvendo novas habilidades.

Diferente de um profissional que vê a pressão do melhor resultado como limitante. Essa visão torna a perspectiva de futuro turva e sem motivação. Ouvi muitas vezes profissionais assumirem uma atitude de vitimização diante da pressão por resultados.

Um profissional com maturidade irá assumir a condução da própria carreira e, sempre que estiver insatisfeito irá fazer o melhor movimento.Agora a pressão pode ser a melhor forma de evolução, quando um profissional faz essa escolha.


Fonte: Artigos Administradores / Como lidar com a pressão no ambiente profissional

Os comentários estão fechados.