Como meditar em 5 passos

Como meditar em 5 passos

Nós vamos aprender a viver melhor e com mais equilíbrio. Vamos aprender como meditar em 5 passos.

A meditação deixou de ser coisa de gurus e esotéricos para figurar nas práticas mainstream. Hoje a ciência já entende a importância da meditação como ferramenta de relaxamento, foco e bem estar.

A grande vantagem da meditação é reequilibrar o corpo e mente afastando as atividades corriqueiras e problemas do dia a dia que só anuviam nossas ansiedades e trazem problemas de saúde.

Meditar não requer muita coisa e traz muitos benefícios, então por que você ainda não está praticando?

1. Ambiente

Você precisa de um ambiente calmo e livre de barulhos. Pode ser na sua sala, no quarto, no jardim da empresa, um parque, na sua mesa de trabalho, no banheiro, isso não importa, só importa o fato de não haver interrupções e barulhos.

A ausência de barulho é importante para manter sua concentração. Você pode escolher ficar no silêncio, usar músicas relaxantes ou ainda áudios de meditação guiada. No YouTube você encontra facilmente alguns.

2. Postura

Escolha uma posição em que você se sinta bem confortável, se possível afrouxando a roupa para que você praticamente não sinta seu corpo em posição de relaxamento. Você pode ficar sentado, deitado, em posição de lótus ou qualquer outra que escolher.

O único problema com a posição deitada é que você pode acabar cochilando e aí a meditação vai pelos ares.

3. Respiração

Quando começar a meditação respire profundamente inspirando pelo nariz e expirando o ar pela boca. Use a técnica 4-4-4, que consiste em inspirar por quatro segundos, segurar o ar por 4 segundos e soltar todo o ar em mais quatro segundos.

Só não fique neurótico preocupado em contar o tempo, os números são só uma base para que o processo fique automático com a prática.

4. Mente

Sua mente vai trazer à tona os problemas, fazer você pensar nas contas, lembrar do aniversário daquele seu amigo, trazer lembranças de um filme, entre outras coisas. A nossa mente é programada para nunca ficar parada, este é o desafio da meditação e o seu objetivo. Esvaziar sua mente.

Pensar em nada é praticamente impossível, então você vai procurar se concentrar na sua respiração e no seu corpo.

Vagueie sua mente sentindo o ar entrando pelo nariz e saindo lentamente. Note a temperatura do ar. Sinta na pele o calor ou frio do ambiente em que você está. Sinta seu corpo no espaço desde o pé até o topo da sua cabeça e faça o caminho de volta.

Esqueça todo o resto, todo o mundo lá fora. A meditação é a sua comunhão com você mesmo.

5. Hábito

Depois que você começa a meditar e sente os benefícios, vai sentir a diferença que a meditação traz a sua vida. Agora o desafio é você criar o hábito de meditar um pouquinho por dia.

Mesmo que seja só por 1 minuto, reserve esse tempo para você e continue todos os dias.

Conclusão

Meditar não requer nada complicado, nem apetrechos ou regras complexas.

É um hábito simples e que traz muitos benefícios, então comece ainda hoje e conte sua experiência.

O sucesso é a única possibilidade!


Fonte: Artigos Administradores / Como meditar em 5 passos

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