Como melhorar a comunicação no trabalho?

Como melhorar a comunicação no trabalho?

Pesquisadores sobre a teoria de comunicação recomendam a criação de um plano de comunicação interna, colocado em prática, quando se define os objetivos e as metas da empresa. Uma mesma empresa pode ter funcionários de diferentes perfis, e a comunicação interna deve levar em conta esses diferentes perfis

Nas organizações há uma série de abordagens, públicos e níveis de comunicação diferentes. Nas pequenas, médias e grandes empresas, a comunicação interna funciona como uma parte vital para o bom funcionamento. Uma empresa que trabalha com mais de 40 funcionários, atuando em locais diferentes, as mensagens importantes não chegam a todos eles da melhor maneira, e isso pode trazer problemas para atingir os resultados.

Pesquisadores sobre a teoria de comunicação recomendam a criação de um plano de comunicação interna, colocado em prática, quando se define os objetivos e as metas da empresa. Uma mesma empresa pode ter funcionários de diferentes perfis, e a comunicação interna deve levar em conta esses diferentes perfis. Evidentemente, que nem todos os colaboradores da empresa têm acesso à computador.

Um bom plano de comunicação interna deve ter a capacidade de fazer chegar a informação a todos os colaboradores, e para isso é preciso elaborar os manuais, veículos e canais de comunicação. Um mural de avisos é adequado para divulgar informação simples em locais de grande circulação, como o refeitório, o local do cafezinho. Outras maneiras de fazer a informação chegar a todos, são os canais online, intranet, e-mail, newsletter. É uma boa prática, sempre fazer uma lista com os aniversariantes do mês ou contar a história de um funcionário destaque do mês , dentro da organização. É interessante também mudar o jeito de informar para alcançar os funcionários da produção, por exemplo, com a criação de um jornalzinho impresso para ser distribuído a todos, com as informações sobre o negócio da empresa e notícias sobre o bem-estar e perfil dos funcionários.

“Palavras são apenas palavras, sem sentimento, elas não têm significado” As palavras Que empregamos e a maneira pela qual as utilizamos podem ter grande impacto sobre a forma como somos vistos pelo nosso público interno. O mais importante não é o que você diz, mas como você diz isso. Substituir a palavra preço por investimento ou a palavra barato por econômico.

Carl Rogeres, em sua experiência como Psicoterapeuta, costuma dizer que o principal obstáculo para a comunicação é a tendência das pessoas de avaliar. A verdadeira comunicação, segundo Rogeres (1991) , começa não pela fala, mas sim pela escuta. Uma boa técnica aplicada para entender a importância de escutar : Antes de começar a discutir com as pessoas, resuma os pontos apresentados por elas de modo bastante preciso, de tal forma que concordem e sintam-se satisfeitos. Isso significa que você realmente entendeu bem tudo o que elas querem dizer. Uma boa opção é engajar os funcionários em uma série de exercícios para treinar sua capacidade de ouvir e entender os outros, mesmo que tenham opiniões opostas..

Os pesquisadores indicam que a inteligência emocional no ambiente de trabalho vale mais que o QI alto, e sugerem que ela pode ser avaliada por (4) quatro critérios:

1. A autoconsciência, que é a capacidade de entender as próprias emoções, suas forças e fraquezas. 2. A habilidade de controlar as emoções. 3. A empatia, que é a capacidade de entender as necessidades dos outros. 4. As habilidades sociais, que possibilitam criar um ambiente de relacionamento positivo.


Fonte: Artigos Administradores / Como melhorar a comunicação no trabalho?

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