Como nos portamos diz muito sobre nós?

Como nos portamos diz muito sobre nós?

O assunto tratado aqui, será em como analisar o comportamento de algumas, baseado em gestos, ações ou até mesmo pela postura. O intuito deste artigo é tornar ciente de que há maneiras de conhecer as pessoas, sem que elas digam uma palavra

Saudações para você que está lendo esse artigo. Para você que acha que se vestir bem é tudo, que a primeira impressão não conta, que não importa o jeito de como você age no cotidiano, enfim, se você acha que nada dessas coisas podem dizer muito sobre sua personalidade, bom sinto dizer caro leitor mas você está enganado. Muito enganado. Os gestos, como você se porta em público, o que você veste, como você se porta na presença de seu chefe e até como você realiza um aperto de mão, tudo isso diz bastante sobre você.

Acredite, muitas pessoas são treinadas para ler você, conhecer você sem que você diga ao menos uma palavra. Profissionais da área de recrutamento de uma empresa, por exemplo percebem grande parte desses sinais, não todos, porque obviamente é impossível. Claro, você também pode aprender, não necessariamente você precisa receber um treinamento intensivo para perceber tais sinais.

Se você anda de modo mais curvado, podemos dizer que você possui uma personalidade mais submissa, se você sempre anda de forma mais ereta, com o peito estufado, podemos dizer que você possui uma personalidade mais forte. Se você vai a uma entrevista de emprego trajando uma roupa mais simples, podem olhar para você e deduzir que você vem de uma classe social mais simples, mesmo que você não venha, se você vai trajando uma roupa mais elegante, podem supor que você vem de uma classe social mais favorecida. Vale lembrar que como foi dito acima, vestuário não é tudo, mas te dá alguns pontos em certas situações. Se você, para cada pergunta que te façam olha para baixo antes de responder vão achar que está mentindo sempre, se você olha para cima, vão achar que não sabe o que dizer e se demora a responder ou gagueja, já podem deduzir que você está muito apreensivo e podem se aproveitar disso.

  1. Se você realiza esse gesto, com a palma da mão estendida para cima, indica que você está transmitindo uma ideia de submissão. O mais indicado é, sempre aperte a mão de quem quer que seja, oferecendo sua mão de forma reta, para a outra pessoa também faça o mesmo, mostrando um sinal de igualdade entre vocês.

O espelhamento é uma boa forma de ser aceito em um novo grupo. Se você realiza gestos similares ao de membros do grupo em que você quer ser inserido, isso facilita a sua inserção. Esses gestos podem ser: modo de se sentar, tom de voz, gestos com as mãos e até a forma de caminhar. Claro, vale ressaltar que tais gestos devem ser feitos de forma mais discreta possível, para que não fiquem vistos de forma forçada.

O espelhamento também pode ajudar você no seu local de trabalho. Por exemplo, se você percebe que seu chefe em uma sala de reunião se senta de uma certa forma, você pode copiá-lo, para que assim seja visto por ele com outros olhos. Mas lembre-se, quando estiverem a sós, se seu chefe não apresentar nenhum grau de amizade com você, o espelhamento de ações pode ser vista de forma arrogante, e isso pode trazer consequências negativas para o relacionamento de vocês.

Bom, essas são apenas algumas das coisas que podemos observar no dia a dia sobre alguém, e conhecer um pouco dessa pessoa sem sequer falar com ela. Claro, nem tudo que foi dito acima é uma regra ou deve ser levado ao pé da letra sempre. Essas são apenas algumas dicas, para que você tenha a noção de que muitas pessoas podem avaliar você em seu local de trabalho e, também nos seus momentos de lazer. Bom dito isso, eu me despeço de vocês, e até o próximo post.


Fonte: Artigos Administradores / Como nos portamos diz muito sobre nós?

Os comentários estão fechados.