Como o planejamento financeiro pode melhorar minha vida, assim como fez com a formiga

Como o planejamento financeiro pode melhorar minha vida, assim como fez com a formiga

Quando eu era pequeno ouvi a fábula da cigarra e da formiga, e essa história não saiu da minha cabeça, pois a falta de planejamento da cigarra eu pude identificar em muitas pessoas e empresas ao logo desses anos. Continue lendo…

Quando eu era pequeno ouvi a fábula da cigarra e da formiga, e essa história não saiu da minha cabeça, pois a falta de planejamento da cigarra eu pude identificar em muitas pessoas e empresas ao logo desses anos.

Esta fábula conta como a formiga era empenhada em estocar alimento para o inverno enquanto a cigarra estava preocupada em tocar violão deixando de lado o que aconteceria no futuro. Nesta simples história para crianças existe uma grande lição de vida, as empresas e pessoas que pensam como cigarras sofrem as consequências de um futuro para o qual não se prepararam.

Eu fiquei surpreso quando descobri que 42% das falências de micro e pequenas empresas é causada pela falta de planejamento, (fonte: site: contabeis.com.br IBPT), isso quer dizer que temos aproximadamente 200 mil empresas que em 2015 ficaram se perguntando o que aconteceu quando fecharam as portas. Segundo o SPC temos 56,5 milhões de pessoas inadimplentes o que representa uma fatia grande de 28% de “cigarras” no Brasil.

Os benefícios do planejamento financeiro são inúmeros, posso dizer a você que ele traz paz, ajuda a controlar a ansiedade, mantém o casamento e evita surpresas nas empresas. Quando você tem objetivos bem definidos para curto e longo prazo todos os seus esforços são orientados e por isso todos os recursos são bem utilizados.

Geralmente as empresas começam a desenhar seu planejamento em outubro, existem várias formas/metodologias para isso, eu gosto do modelo onde o histórico é analisado e usado como base. Logicamente que não é simplesmente colocar uma taxa de 10% sobre o faturamento e dizer que já está tudo projetado, outros fatores devem ser levados em conta, como por exemplo, indicadores econômicos e do mercado em que atua, mudanças na legislação tributária, fatores internos e outros interessem da companhia.

A formiga é muito inteligente, ela deve ser muito feliz trabalhando duro durante o verão sabendo que todo seu esforço é um comprometimento com o futuro onde terá os benefícios de tudo o que fez. Por outro lado, a cigarra não se preocupa em investir seu tempo montando seu planejamento financeiro e pode acabar caindo nas tristes estatísticas.


Fonte: Artigos Administradores / Como o planejamento financeiro pode melhorar minha vida, assim como fez com a formiga

Os comentários estão fechados.