Como obter um nível de execução premium em sua equipe

Como obter um nível de execução premium em sua equipe

É muito importante ter um nível de execução premium em sua equipe e para isso é necessário que o líder crie um ciclo de responsabilidade com seu time

No livro The Strategy focused organization (Harvard Business School, 2000), aponta que 90% de todas estratégias fracassam por problemas de execução.

Eu percebo diversos líderes gastando uma energia enorme na execução dos projetos de sua equipe e o fator crucial que faz os líderes desperdiçar energia é tentarem controlar o que não está sobre o seu controle.

Todos os projetos tem 3 zonas:
#1 ZONA DE CONTROLE: que é tudo aquilo que controlamos.
#2 ZONA DE INFLUÊNCIA: que é tudo aquilo sobre o qual exercemos influência.
#3 ZONA OUTSIDE: aquilo que está fora do nosso controle.

Por exemplo, eu controlo quando vou escrever um artigo. Eu influencio as pessoas a lerem os meus artigos. Contudo, não controlo a leitura dos meus artigos. As pessoas lerão ou não os meus conteúdos se tiverem interesse.

É um conceito simples, mas o grande desafio é saber classificar as situações corretamente.

Nós na maioria das vezes, tentamos atuar naquilo que não controlamos, o que, além de gastar tempo precioso inutilmente, causa muita frustração no líder e nos seus liderados.

Por isso é muito importante ter um nível de EXECUÇÃO PREMIUM em sua equipe e para isso é necessário que o líder crie um ciclo de responsabilidade com seu time. Equipes de alta performance tem um elevado índice de conscientização dos seus objetivos principais. A responsabilização é compartilhada. Todos tem ciência do compromisso assumido, entretanto, só isso não basta. Embora você tenha projetado as suas metas de maneira eficaz, sem responsabilização consistente, a equipe jamais dará o melhor de si no jogo. Você pode começar bem, a sua equipe pode ter as melhores intenções voltadas para a execução, mas tem um fator primordial que atrapalha essas intenções que são os “incêndios” diários que levará você e a sua equipe para um ciclo desgastante de reação as urgências.

Para criar um ciclo de responsabilidade é necessário 3 ações:

1. CRIE UM MOMENTO PARA PRESTAR CONTAS: é ideal que aconteça semanalmente um momento em que a equipe reporta o andamento dos compromissos assumidos. Isso melhora a comunicação e cria uma cadência de responsabilidade entre os membros da equipe.

2. REVISE O PLACAR: é o momento de aprender com os sucessos e fracassos e principalmente realizar correções de rota para atingir os objetivos combinados. O líder e os membros da equipe discutem o que aprenderam sobre o que funciona e o que não funciona, e como fazer adaptações.

3. PLANEJE AS PRÓXIMAS AÇÕES: é hora de liberar o caminho e assumir novos compromissos. Cada membro da equipe assume novos compromissos para a semana seguinte, que deverão levar até o resultado a ser alcançado.

Líder, você é o responsável por criar esses momentos com a sua equipe! Não procrastine esta ação!

Você merece ser muito feliz! Cuide da sua carreira!

Ah e se você gostou deste artigo, deixe seu comentário e compartilhe com os seus amigos!


Fonte: Artigos Administradores / Como obter um nível de execução premium em sua equipe

Os comentários estão fechados.