Como os sistemas de gestão apoiam a evolução dos pequenos Atacados-Distribuidores

Como os sistemas de gestão apoiam a evolução dos pequenos Atacados-Distribuidores

O uso de sistemas de gestão empresarial ajuda a amadurecer os processos e a traçar novos rumos para o negócio

Geralmente as pequenas empresas buscam ferramentas de gestão quando começam a crescer, em função da necessidade de organização e automatização dos seus processos. Há também aquelas que passam a contar com novas tecnologias de gestão para enfrentar um período de redução de custos, otimização de processos e aumento da competitividade para garantir a sustentabilidade do seu negócio.

Nos dois casos, o uso de sistemas de gestão empresarial ajuda a amadurecer os processos e a traçar novos rumos para o negócio. Isso porque boas soluções de gestão fornecem dados gerenciais e estratégicos que facilitam a tomada de decisão.

Para os pequenos atacadistas-distribuidores, investir em ferramentas de gestão já não é algo fora do alcance. Ao investirem em um ERP que atenda às demandas específicas do seu segmento, estas empresas conseguem interligar suas áreas internas compartilhando uma única base de dados, evitar redundância e retrabalho, além de tornar mais eficientes suas rotinas operacionais.

Há casos em que pequenos atacadistas-distribuidores conseguiram, com o sistema ERP em plena atividade, triplicar sua área de armazenagem, agregar novas marcas no portfólio e ampliar uma série de benefícios em seus processos corporativos.

E os benefícios para os pequenos atacados-distribuidores vão além: informações gráficas para o acompanhamento completo da empresa; rapidez e segurança na automação dos pedidos de vendas externas; agilidade e segurança para obter informações contábeis e fiscais; agilidade para formar cargas; clareza e precisão para formar preços; flexibilidade nas políticas de descontos em vendas; segurança para obter vendas com rentabilidade; completa eficiência na gestão financeira; acompanhamento das vendas, valores e disponibilidades financeiras.

Mais que isso. Os executivos de negócios – diretores, gerentes e supervisores – passam a contar com estas informações em seus dispositivos móveis. Mais uma vez, é a garantia de mais assertividade e rapidez na hora de tomar decisões, em qualquer hora ou lugar. Quem ainda não pensou seriamente nisso, deveria.

Fábio Tulio Felippe é diretor presidente da Jiva Gestão Empresarial, especializada em soluções de gestão empresarial para pequenas empresas e que atua no modelo de franquias.


Fonte: Como os sistemas de gestão apoiam a evolução dos pequenos Atacados-Distribuidores Como os sistemas de gestão apoiam a evolução dos pequenos Atacados-Distribuidores

Os comentários estão fechados.