Como recrutar e selecionar talentos para seus negócios?

Como recrutar e selecionar talentos para seus negócios?

Empresário indica passos que facilitam o processo e garantem bom alinhamento entre emprego e funcionário

O primeiro passo para criar equipes de alto impacto é acertar na escolha dos profissionais mais apropriados. Entender, antes de tudo, o perfil da função para a qual vai buscar alguém é fundamental. Isso vai garantir que a busca seja mais objetiva e resulte em uma contratação adequada. Augusto Puliti, diretor geral da DM Seleções, empresa do grupo DMRH, fala sobre o assunto e recomenda os passos necessários para ter sucesso no recrutamento.

Augusto elencou alguns pontos aos quais os empreendedores e recrutadores devem ficar atentos na hora de selecionar profissionais. Abaixo, reunimos os quatro principais pontos destacados por ele. Confira as dicas:

1 – Entenda que cada caso é um caso

Augusto Puliti ressalta que, antes de começar um processo de recrutamento, é necessário entender que diferentes empresas vão precisar de diferentes profissionais. “Cada empresa tem sua cultura, seus valores, vive um momento diferente, tem desafios diferentes. Para cada uma, a gente vai precisar de um perfil específico”, ressalta. Em uma inserção na aula, Sofia Esteves acrescenta que, muitas vezes, até dentro de uma mesma empresa, há culturas específicas de cada departamento e isso precisa ser levado em conta.

2 – O candidato ideal

É muito comum pensar que o candidato ideal é aquela pessoa que responde a tudo, que atende a todas as funções da empresa. Mas, para cada posição, cada desafio, há um conjunto de características que vão apontar o melhor candidato. Muitas vezes, um profissional é muito bom em quase tudo, mas deixa a deseja em uma única área, que pode ser justamente a de maior necessidade para a função e, assim, ser preterido.

Augusto elenca, no caso das funções de executivos, algumas características que devem ser observadas na busca pelo candidato ideal:

Capacidade de liderança
Expertise técnica na área em que vai atuar.
Ter planos pessoais que se encaixem nos planos que a empresa tem para sua função.
Ter competências pessoas necessárias para a função.
Ter aderência à cultura e aos valores da empresa.

3 – Como chegar ao profissional ideal?

Augusto destaca que existem muitas formas de chegar aos profissionais e isso vai depender de uma série de elementos. Ele afirma que é preciso considerar se trata-se de uma função muito específica, muito técnica, se é uma posição confidencial etc. “Minha marca é interessante para esses profissionais? Até mesmo a localização vai determinar uma estratégia”, afirma.

Nesse sentido, ele afirma que a busca pode se dar através do networking dos empreendedores/recrutradores, redes sociais, consultorias especializadas em recrutamento, consultorias de outplacement etc. Tudo vai depender do tipo de vaga. “Se eu tenho uma vaga confidencial e não quero me expor, contrato uma consultoria, que cuida do processo”, explica.

4 – Como selecionar os candidatos?

“Você precisará usar uma série de filtros para chegar ao melhor para você. Desde o currículo, habilidades específicas, uma conversa telefônica, o histórico profissional”, explica Augusto. Depois disso, com o processo afunilado, você pode aprofundar as conversas e estudar melhor os perfis, habilidades e competências dos melhores.


Fonte: Notícias Administradores / Como recrutar e selecionar talentos para seus negócios?

Os comentários estão fechados.