Como se manter vivo no mercado de trabalho?

Como se manter vivo no mercado de trabalho?

Os novos desafios no acesso ao mercado e como vencê-los

Há pouco mais de uma década atrás era comum encontrar profissionais que dedicaram toda a sua vida de trabalho a apenas uma empresa. A visão de que a estabilidade e a especialização em uma única área seria a forma mais segura de realização profissional era quase unanimidade no mercado estático da época passada.

Mas nos últimos anos, principalmente com a chegada da era da informação, que tem a internet como seu principal alicerce, o perfil do profissional do mercado de trabalho sofreu grandes transformações, tendo este que se adaptar quase na mesma velocidade estrondosa das nossas comunicações atuais.

Ainda podemos encontrar os citados profissionais que dedicam vários anos à mesma organização, mas eles são cada vez mais raros, e vem sendo substituídos pelo já bem conhecido “funcionário multifunção“. Este novo modelo de empregado ou mesmo de empresário tem como principal característica uma alta capacidade de adaptação às novas exigências desse mercado capaz de mudar do dia para a noite, às vezes impulsionado por uma simples gota no oceano, como um “meme” de uma sub-celebridade.

Se antes era preciso apenas conhecer a sua função dentro da organização, hoje se faz necessário conhecer todos os processos, mesmo os que não são de sua alçada. Desta forma, a assimilação de novas situações do citado mercado mutável não se torna um bicho de sete cabeças, o que também não significa que adaptação será fácil.

E como se manter vivo neste mercado?

A resposta está justamente naquilo que impulsionou a sua transformação: É preciso “possuir a informação“, e claro, saber utilizá-la. Para isso, em algumas áreas, basta utilizar as inúmeras ferramentas de acesso à informação como o laptop ou o smartphone da moda. Mas para áreas mais específicas e concorridas é preciso ir além, com a aquisição de conhecimentos dirigidos à área desejada, estes disponíveis em inúmeros cursos online ou presenciais, hoje ao alcance de quase toda a população.

Esse novo cenário criou uma grande volatilidade do mercado e também uma alta rotatividade de pessoal, provocada tanto pela iniciativa do profissional quanto do empresário, ambos com o sentimento de achar que sempre há algo melhor ao seu alcance no mercado. Mas no final das contas, o profissional com mais conhecimento ainda cocupará os melhores cargos, e a diferença de qualidade de uns para outros ainda é verificada, mostrando que a “iniciativa” talvez seja a característica mais marcante de quem poderá acessar o concorrido mercado com maior facilidade.


Fonte: Artigos Administradores / Como se manter vivo no mercado de trabalho?

Os comentários estão fechados.