Como se preparar para o ENEM?

Como se preparar para o ENEM?

A porta de entrada na carreira profissional é o ENEM e muitas pessoas têm dúvidas sobre qual carreira seguir. Este artigo auxiliará você nesta decisão.

E agora que chegou a minha vez? O Enem está aí e junto com ele o adolescente já começa a  sentir as  angústias e pressões, tanto externas de pais e professores quanto as internas onde aparecem as dúvidas e as incertezas do que vai precisar ser feito para se conseguir atingir o resultado. Escolher a carreira é uma delas. Escolher com antecedência e saber o que , onde e como vai ajudar a diminuir a ansiedade quanto às demandas que ainda estarão por vir e motivá-los a alcançar o objetivo. Visualizar o sucesso! Imaginar-se como um futuro profissional.
 
Ter em mente aquilo por que lutar, ficará mais fácil escolher as armas certas e sair vitorioso! Como qualquer outro objetivo, vai precisar de planejamento se quiser ganhar. Focar nas metas para alcançar e disciplina para seguir em frente. Não que você não tenha se esforçado nos anos anteriores, mas desta vez, você vai precisar ir além. Seu objetivo precisa nortear suas ações. Entre em ação, ninguém fará isso por você!
 

1ª Crie um cronograma com uma rotina de estudos. Mas primeiro analise como é a sua rotina atual e como reprogramá-la dentro de seu objetivo. Anote todas as suas tarefas, os horários e dias da semana e comece o cronograma por aí. Sua rotina precisa estar adequada a você.  Isso vai te ajudar a manter uma consistência e não deixar que você queira se matar no início e depois ir largando aos poucos. Para isso, precisa se tornar um hábito.

Persistir, por mais difícil que seja no início, seu cérebro aos poucos vai se adaptando e você só vai ter a ganhar no final. Não perca o foco! Criar um hábito de estudo diário é fundamental.

 

2ª  Reveja a matéria em casa no mesmo dia que foi dado na escola. Especialistas dizem que é a melhor forma de assimilar e garantir o aprendizado.

3ª  Durma bem, durante o sono, o cérebro processa e assimila tudo que foi aprendido durante o dia. Procure cultivar hábitos que ajudem a ter uma boa noite de sono.

4ª  Alimente-se bem. Faça alguma atividade pelo menos duas vezes por semana. Inclua na sua rotina um dia de lazer.

5ª  Estabeleça critérios para estudar as matérias de tal forma que todas sejam estudadas. Mas  procure se dedicar mais àquelas que encontrar maior dificuldade. Não vá empurrando para o final. Seu cérebro vai estar cansado e você vai ter mais dificuldade em entender. Marque o que não conseguiu entender sozinho. Peça ajuda a seus professores. Não deixe passar nada que não tenha compreendido realmente. É a sua oportunidade de fazer acontecer!!!

6ª  Calcule seu tempo de estudo. Depois de decidir o melhor período do dia para se dedicar a estudar, veja quanto tempo você poderá disponibilizar. Duas, três, quatro horas? Você vai precisar distribuir as matérias, delegando o mesmo tempo de estudo para cada uma. Com tantas alternativas tecnológicas e de comunicação, fica muito fácil perder a concentração e não manter a disciplina no estudo. Então, negocie com você e crie metas atingíveis mas que não comprometam sua trajetória de sucesso.  Se os seus hábitos atuais geram consequências que te impedem de seguir adiante, pense em como modificá-los temporariamente.Uma sugestão seria a cada uma hora, parar 10 minutos para relaxar, responder contatos ou mesmo reavaliar seu plano de estudos. Parece difícil? Lembre-se, se você decidir não fazer outros terão decidido continuar e no final a batalha será mais difícil para quem não treinou.

7ª Priorize fazer e refazer redações. Elas costumam ter um peso importante no resultado. Mantenha-se informado lendo revistas e jornais diários. Os temas da atualidade costumam cair em redações e questões do ENEM.

8ª Faça o máximo de exercícios possível, tanto os solicitados pela escola quanto questões e respostas do ENEM dos últimos anos para se familiarizar com o estilo e nível da prova que você fará.

9ª Crie um ambiente para chamar de seu. Conheça-se e descubra seu porto seguro. Aquele onde você vai criar sua zona de resistência a ataques de desânimo. Pode ser seu quarto, uma área de sua casa, uma biblioteca. Não importa. O que importa é que ele deve estar alinhado com você. Você precisa sentir que ali é o seu espaço. Ali tem a sua ¨cara¨. Comprometa sua família nesse processo. Explique seu momento de estudo e dedicação, peça colaboração.

10ª Tenha disciplina. Imagine ter que resistir e deixar de fazer coisas prazerosas por outras que não vai te dar a mesma satisfação. Mas é preciso pensar que estamos falando do seu futuro.

Faça o seguinte exercício, pegue uma folha de papel e responda para você mesmo:

Por que e aonde eu quero chegar?

O que eu ganho quando alcançar e o  que eu vou perder se não conseguir?

Manter-se motivado e ter foco irá ajudá-lo não somente a não desistir, quanto te sustentar para transpor as barreiras e imprevistos.

Uma pesquisa da Universidade da Pensilvânia confirma o que já vem sendo considerado como fato já há algum tempo. Quem apresenta maior força de vontade e autodisciplina obtém maiores notas e passa nas melhores faculdades em detrimento dos mais inteligentes. Por conta de ter que se esforçar mais, falta menos e passa menos tempo na Internet ou assistindo televisão e faz as lições de casa mais frequentemente. Einstein já dizia: “O sucesso é 1% inspiração e 99% expiração.”


Fonte: Artigos Administradores / Como se preparar para o ENEM?

Os comentários estão fechados.