Como ser um bom líder e identificar as características fundamentais nos seus funcionários?

Como ser um bom líder e identificar as características fundamentais nos seus funcionários?

Saiba como um bom líder dever agir para o sucesso de sua equipe profissional.

Quando se fala em gestão de pessoas é inevitável não abordar o tema liderança. Assim, podemos definir que a “liderança é o processo social no qual se estabelecem relações de influenciar pessoas”. 

Então, o bom gestor é aquele que é capaz de influenciar as pessoas de forma que elas encontrem dentro de si a motivação para atingirem os objetivos determinados e alcançarem suas metas.

O gestor também deve ser a primeira pessoa a demonstrar “bom comportamento”, servir sempre de exemplo para sua equipe, através de sua postura e suas ações. Precisa ter a capacidade de identificar os pontos fortes de cada um de sua equipe e saber aproveitar este momento. É respeitar os limites de cada um e não ser invasivo quanto a sua privacidade. 

Um bom líder deve trabalhar no sentido de suprir as expectativas dos seus colaboradores e respeitar os limites que existem entre liderança e liderado. É ter a visão e a capacidade para abrir novos caminhos e permitir que as pessoas de sua equipe alcancem o sucesso.

É saber usar ferramentas de coach, de forma a estimular e proporcionar o crescimento de seus liderados, identificando valores como ética, facilidade de trabalhar em grupo, empatia, transparência, comunicação, relacionamento interpessoal e, assim, proporcionar uma equipe de alta performance.

Sabemos que cada ser humano possui suas características pessoais que diferenciam uns dos outros, como: cultura, pensamentos e atitudes que, por muitas vezes, acabam comprometendo toda uma equipe. O papel do gestor é fortalecer estas diferenças de forma a proporcionar o crescimento de todos. Cabe ao líder destacar essas competências, sinalizando o ponto forte de cada um e, buscar a integração dessas competências, garantindo o sucesso de toda equipe. 

Um bom líder sabe reconhecer que as pessoas têm seu próprio espaço e limites deve trabalhar no sentido de suprir essas expectativas, respeitando as limitações existentes, abordando diariamente, feedback das atividades desempenhadas, sinalizando de forma madura e justa o desenvolvimento de cada profissional. Assim garantir que os trabalhos continuem alinhados no ritmo e na produção esperada.

O líder assume as responsabilidades e propõe solução para solucionar juntos os obstáculos, garantindo que sua equipe possa encontrar pela frente novos caminhos e permitir que a equipe alcance o sucesso.

Dentre as atividades de um gestor destaco aqueles que têm a capacidade de identificar as características de cada profissional, fortalecer o seu desempenho para que, todos possam ter uma boa participação no grupo, favorecendo, assim, o sucesso de todos como equipe.

Muitas pessoas buscam entender os segredos da arte de liderar uma equipe. Entretanto, ser um bom líder é algo muito mais inconsciente e automático do que somente assumir as responsabilidades. 

É ter visão generalista e comunicação assertiva, ser empreendedor é ter visão estratégica e que busca por evolução contínua e criativa, com conhecimentos sobre os processos internos de trabalho. È aquele que tem a capacidade para lidar com situações de estresse e pressão e tem a capacidade de transformar situações difíceis em oportunidades de crescimento juntamente com toda a equipe de trabalho, identificando habilidades e competências de cada um. 


Fonte: Artigos Administradores / Como ser um bom líder e identificar as características fundamentais nos seus funcionários?

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