Como seu pior concorrente pode salvar seu negócio?

Como seu pior concorrente pode salvar seu negócio?

Como inovar? É uma das perguntas mais feitas que infelizmente apenas geram melhorias. Neste artigo, você conhecerá uma técnica muito interessante de inovação.

A IMPORTANCIA DA INOVAÇÃO HOJE

É a melhor garantia do seu futuro, esse é o fato.  Seria como se você tivesse para fazer um seguro de vida e tem várias ofertas diferentes na sua frente, para a sua empresa a melhor opção seria a inovação.

Muitas empresas falam e falam e continuam falando sobre inovação ser essencial, mas abraçarem ela com vontade, a coisa já muda de figura #naorola.

Pense na lógica – algumas pessoas apostam no empreendedorismo e criam seus negócios. Essas empresas sobrevivem aos primeiros anos conturbados e vão se firmando no mercado, elas encontram um jeito de estarem no mundo dos negócios.

Produto/serviço se encaixou a uma necessidade do mercado – Viva, Uhul, WoW, Top, Beleza, Ehnois

O mundo se mexe!

Portanto, apesar de terem descoberto essa maneira de fazerem parte do mercado com um produto ou serviço, esse não vai ficar parado… Sempre terá alguém tentando criar algo melhor, trazer uma solução diferente.

As pessoas mudam, a realidade muda, as regras mudam, os desejos mudam e o mercado obviamente muda… Se nada é estático, como ficar fazendo o que um dia deu certo para o resto da vida e esperar que isso seja o ideal para o futuro?

 

“Sempre tem alguém querendo deixar seu modelo de negócio obsoleto, melhor que seja você!”

 

CRIE SUA PIOR CONCORRÊNCIA

Uma técnica muito interessante do mundo do Empreendedorismo e Inovação de Alto Impacto é fazer justamente o que a frase anterior diz… É melhor você mesma(o) fazer o seu negócio virar coisa do passado.

Como?

Pegue uma equipe de pessoas com conhecimentos variados sobre a empresa e juntas pensem:

Sabendo tudo o que conhecemos do nosso negócio e tendo muitos recursos, como sairíamos da empresa hoje e criaríamos um concorrente que aniquilaria com a nossa empresa?

Claro que é uma pergunta que amedronta e deixa você um pouco assustada(o), mas é um exercício fascinante. E você pode perceber agora, que ter pessoas de diferentes áreas ajudam a qualificar a criação dessa concorrência monstruosa.

Quanto mais clara for a imagem desse seu maior pesadelo, melhor será para a inovação. Pois, o que você vai pensar é justamente formas de aproveitar brechas de onde não consegue lidar ou oportunidades que não estão sendo aproveitadas.  

IMPLEMENTE AS OPORTUNIDADES

A ideia não é apenas ficar com medo, mas sim perceber que alguns pontos falhos, algumas possibilidades de deixar o seu negócio obsoleto, podem ser ótimas alternativas de inovação para você.

Analise as boas oportunidades que surgiram. O foco não é a melhoria, mas as frentes de negócio.

Verifique quais você poderia começar a colocar em prática e poderia ter boa aceitação do mercado, faça alguns testes, verifique o quanto isso poderia ser mesmo um novo negócio, quanto outras empresas poderiam estar próximas de fazer isso…

 

“Não tenha medo de criar seu pior concorrente, melhor você do que outro.”

 

Claro que é sempre um pouco assustador começar a fazer algo que poderá transformar aquilo que já faz há tanto tempo e com maestria em algo do passado, sem mais utilidade. Porém, nem todas inovações realmente terminam com os negócios antigos, muitas vezes apenas é uma diminuição drástica, a questão a se lembrar é que alguém já pode estar fazendo isso… é melhor que seja você criando a tendência, do que depois ter que correr atrás de quem fez isso.

Esse vídeo sobre “o quanto você realmente quer inovar” complementa a ideia deste artigo:

https://www.youtube.com/watch?v=Bsd2TEFU4sk


Fonte: Artigos Administradores / Como seu pior concorrente pode salvar seu negócio?

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