Como tomar decisões mais rápido?

Como tomar decisões mais rápido?

Quanto tudo é prioridade, nada é prioridade. Então, como decidir por onde começar e agir?

Um dos meus livros favoritos sobre gestão de tempo e produtividade é o “Como Salvar Uma Hora Todos os Dias”, do Michael Heppell, e lá, um dos assuntos abordados é a tomada de decisão. Então, quero compartilhar com vocês a ideia que é tão simples quanto genial para acelerar seu processo de tomada de decisão e acabar com a sua procrastinação.

 Quantas vezes você já se deparou com uma lista imensa de to-do’s e atividades a fazer e precisava decidir por qual começar? Como todas são importantes, você não consegue escolher e aí… procrastinação. Não faz nenhum dos itens, ou começa uma atividade, troca para outra, e assim vai, até não terminar nenhuma.

 Ou quantas vezes você já procrastinou uma decisão importante, porém difícil, empurrando com a barriga eternamente com a desculpa de “preciso estudar as opções e suas consequências”? Parece tanto trabalho que você não consegue começar.

 A solução simples é: uma moeda ou um dado. Isso mesmo. Com as tarefas, você pode elencar 6 (ou comprar dados poliédricos, com mais faces e diferentes numerações), atribuindo um número a cada uma e pá!, você começa as suas atividades pela que o dado escolher pra você fazer primeiro. Se for uma decisão com duas opções, um cara e coroa pode dar a resposta imediatamente.

Pois é – no fundo, você já sabe o que fazer. Seu cérebro já calculou muito rapidamente as opções, suas consequências e já tomou a decisão. Você tem algum receio bloqueando a sua “aceitação”, formalização e a efetiva execução dessa escolha. O processo com o dado ou a moeda vai acelerar esse processo de transferir a decisão para a consciência. Se a moeda ou o dado definirem opções ruins ou com as quais você não concorda, você não vai fazer. Mas você vai saber imediatamente qual foi a sua escolha.

 Aí, sem mais desculpas, cabe a você AGIR.

Publicado originalmente em https://www.linkedin.com/pulse/como-tomar-decis%C3%B5es-mais-rapidamente-daniela-gebenlian-mba-pmp


Fonte: Artigos Administradores / Como tomar decisões mais rápido?

Os comentários estão fechados.