Como uma boa apresentação pode alavancar seus negócios

Como uma boa apresentação pode alavancar seus negócios

Veja dicas para transformar a apresentação em uma poderosa ferramenta de marketing

Observar o mercado e analisar suas tendências, pensar em estratégias de engajamento com o público, planejar campanhas publicitárias de acordo com a audiência que se deseja atingir e mensurar periodicamente o resultado destas e de outras ações são apenas algumas das atividades que fazem parte do cotidiano de profissionais de Marketing. Não importa a área de atuação da empresa, o país em que ela está inserida, as diferenças culturais, o objetivo é sempre o mesmo: alavancar as vendas, seja de um produto ou de um serviço, além de se diferenciar da concorrência.

Aspectos bem importantes das atividades cotidianas do Marketing estão ligados a apresentação de projetos, produtos, serviços e etc. Por esta razão, é crucial que os profissionais desta área consigam apresentar suas ideias de forma a conseguir persuadir sua audiência. E, para alcançar essa meta, a apresentação é uma ferramenta fundamental. E para isso, é preciso utilizar recursos que a tornem dinâmica a ponto de deixar o público suficientemente entretido e engajado na ideia que está sendo apresentada do começo ao fim. Os recursos para um ponto de vista não podem ser estáticos, sem interação com o público.

Mas como o Marketing pode conseguir adotar uma estratégia para uma apresentação diferenciada? Rócio, Medina, da Prezi, listou, abaixo, alguns passos que os profissionais de Marketing devem levar em consideração ao montar sua apresentação. 

1- Quanto menor, melhor

O profissional de Marketing que quiser convencer seu público em relação a um ponto de vista precisa primeiramente reter a atenção de sua audiência. Uma dica valiosa que observamos nas melhores apresentações é que quanto mais curtas elas são, mais conseguem prender o público. Temos exemplos de renomados líderes que conseguiram “vender” suas ideias em tempos relativamente curtos. Em apenas 15 minutos, John Kennedy, por exemplo, inspirou uma nação a olhar para as estrelas. Martin Luther King precisou de 17 minutos para compartilhar o seu sonho de igualdade racial e inspirar não apenas uma nação, mas pessoas do mundo todo.

2- Diga o que precisa ser dito em apenas uma frase

Ao planejar uma apresentação, é essencial ter em mente: de quais pontos quero que as pessoas se lembrem? Contemple essa pergunta até que você possa respondê-la em apenas uma frase, usando-a como sua tese para o conteúdo de sua apresentação.

Você pode usar estatísticas e histórias para expor sua tese e apoiá-la em três ideias principais, que é o que a maioria das pessoas vão se lembrar de qualquer apresentação. Portanto, se você incluir mais pontos principais, o público provavelmente não vai reter todo o conteúdo e o resultado disso é uma apresentação confusa.

3- Escolha de maneira sábia e cuidadosa suas palavras

Já que sua apresentação será curta, cada palavra deve ser intencionalmente selecionada para lhe dar as melhores chances de que você efetivamente se comunique e se conecte com seu público. Essa ferramenta vai ajudar inclusive como um belo argumento de vendas e, para isso, tenha em mente que algumas palavras melhorarão as chances de fechar negócios e podem ser utilizadas sempre que possível durante as apresentações de vendas.

Por exemplo, um estudo de Harvard conduzido por Ellen Langer mostrou a natureza persuasiva da palavra “porque”. Um pequeno favor foi pedido aos participantes e 60% deles prontamente atenderam ao pedido. Quando a palavra “porque” e uma explicação para o pedido foram adicionados, as taxas de conformidade saltaram para 94%. Não é difícil entender por que esse método funciona. Todos nós queremos saber por que algo nos está sendo solicitado, não? Se eu entendo esta razão, então eu faço.

4- Questione sempre

Supondo que a apresentação esteja sucinta e tenha prendido a atenção do público, a conclusão de seu conteúdo é o momento que você pode auxiliar para alguma mágica acontecer. É a hora que a equipe de Marketing oferece para a equipe de vendas a oportunidade para fechar o negócio.

No entanto, se por algum motivo você sentir que sua apresentação não teve elementos suficientes para cativar o público a ponto de fechar o negócio ali mesmo, na hora, oriente o seu time de vendas a terminar o discurso pedindo um comprometimento de continuarem a se falar após a apresentação. As pessoas são mais propensas a seguir com uma negociação se tiverem declarado anteriormente que iriam agir desta forma.

Você pode “garantir” esse compromisso de uma continuação da conversa com quem demostrou interesse solicitando que eles adicionem seus nomes e números de telefone em uma lista de contatos.

Estas são apenas algumas dicas que, se somadas, podem melhorar o resultado de uma apresentação. Este momento de exibir as ideias e cativar o público é apenas uma das etapas onde o Marketing sustentará o sucesso de seu negócio. No entanto, é um processo que deve ser pensado de forma estratégica por ser crucial para o êxito.

Rocío Medina van Nierop é responsável pelas operações do Prezi na América Latina, Espanha e Portugal.


Fonte: Notícias Administradores / Como uma boa apresentação pode alavancar seus negócios

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