Como uma parede cheia de post-its está mudando minha vida

Como uma parede cheia de post-its está mudando minha vida

Tenho 21, sou desenvolvedor iOS, estudante de Engenharia de Computação e um cara apaixonado por empreendedorismo. E sim, sou cheio de problemas. Mas uma parede cheia de post-its está me ajudando a me tornar uma pessoa melhor

Desde 2013 vem acontecendo coisas que estão mudando a minha vida, virando ela do avesso. A mais importante é que eu sai de perto da minha família, que mora no interior do Ceará, e vim para Fortaleza. E mais de dois anos depois disso, cá estou eu. Existem inúmeras dificuldades em se morar só, desde ter a responsabilidade de comprar o garrafão de água mineral, até a pagar as contas de água e energia, tudo em dia. Você tem que tomar cuidado pra não ficar doente, pois vai ter que se virar só, não terá canja da mamãe. E como eu decidi me sustentar, eu não posso arriscar muito com dinheiro, afinal sou o responsável por mim mesmo.

No ano passado tive a grande sorte de entrar no BEPiD, um curso para formar desenvolvedores iOS especializados na plataforma. Tem sido um sonho trabalhar e desenvolver para iOS e WatchOS. Aprendi em um ano o que deveria ter aprendido em 5 anos de faculdade e 2 anos de mercado.

Tanto o fato de morar só, como estar em um programa de ensino de alta qualidade e também precisar aprender muito sobre empreendedorismo requer muito da gente, acabamos que perdendo o foco, ou o tempo. Imagina que no final de semana você precisa fazer todas as tarefas da casa, ler alguns livros, fazer uma reunião, estudar para a faculdade e também lavar as roupas. Se você não for um mestre do gerenciamento de tempo, todos esses deveres acabam não cabendo na sua agenda. E isso geralmente acontece comigo.

Nos últimos dias venho desenvolvendo técnicas próprias e me apropriando de técnicas de terceiros para tornar a minha vida mais organizada e acima de tudo produtiva. E a única ferramenta para detectar problemas e elaborar soluções tem sido a percepção do universo ao meu redor. Vou dar um exemplo:

Quando estava tendo as primeiras aulas sobre WatchOS, eu decidi que iria focar bastante, pois essa era uma tecnologia que eu queria muito aprender. Então consegui fazer todas os exercícios propostos em menos da metade do tempo que era esperado que eu os fizesse. Na reta final, um amigo veio conversar comigo a respeito da tecnologia e também do código desenvolvido, e percebi que eu demorava muito mais a terminar uma lógica quando ele estava do lado, conversando comigo, do que quando eu estava só e focado apenas no problema. Então apresentei a alguns amigos a técnica de pomodoro, coloquei um relógio na barra superior do meu computador, durante os 25 minutos de trabalho, pedi para que eles não iniciassem uma conversa comigo, a não ser que fosse extremamente necessário. Isso tem tornado o meu trabalho muito mais produtivo. Terminei em uma semana o que deveria ter feito em duas.

 Outra coisa que tem me feito ter mais foco em todas as áreas da minha vida, foi definir os meus objetivos. Eu escrevi todas as coisas que eu quero conquistar no prazo de um ano em post-its e depois colei na minha parede. Todo dia quando acordo, são uma das primeiras coisas que vejo. Hoje em dia são mais de 40 post-its (eles estão aumentando), e tenho que ler cada um deles todos os dias. Eles falam de metas, alguns são frases importantes e outros são definições de quem eu sou, para que eu nunca esqueça. E essa parede tem mudado a minha vida! Tenho sentido que existe um lugar onde eu posso ir para pensar a respeito do meu futuro e do que estou fazendo da minha vida agora, neste exato momento.

Vou dar um exemplo de como eles estão me tornando uma pessoa melhor. Em um post-it está escrito “É ótimo conhecer pessoas novas!”. Ele serve para quando eu tenho que ir a algum evento conhecer pessoas novas, mas estou com preguiça ou acho que não será produtivo. Desde que ele foi colado na minha parede, só faltei a um evento que tinha decidido ir, mas nesse dia estava chovendo muito, então não conta haha!

Esse artigo foi originalmente escrito no meu Medium. Se você gostou do conteúdo, me segue no LinkedIn Pulse. Até a próxima ;D


Fonte: Artigos Administradores / Como uma parede cheia de post-its está mudando minha vida

Os comentários estão fechados.