Como usar a criatividade para manter o seu emprego?

Como usar a criatividade para manter o seu emprego?

É preciso inovar. Usar a criatividade e criar soluções é fundamental para ajudar a manter seu emprego. Confira essas e outras dicas.

A criatividade é definida como um talento para inovar, inventar e criar soluções nunca antes pensadas, por meio de uma atitude empreendedora, rompendo com os padrões estabelecidos. Geralmente, ela é atribuída aos grandes artistas, publicitários e empreendedores. Pessoas que parecem ter nascido com um dom. No entanto, não é necessário ser o maior e o melhor inventor ou artista para ter criatividade, sobretudo no ambiente de trabalho. Em tempos de crise, ser criativo pode significar não só a manutenção do emprego, mas mudanças significativas que farão a diferença.

Mas como usar a criatividade para manter o seu emprego? A inovação, fruto da criatividade, é uma habilidade muito valorizada nas empresas, sobretudo com a acirrada concorrência global, tornando-se uma questão de sobrevivência, sobretudo em períodos de crise, porque exige uma busca por novas oportunidades que podem se tornar um diferencial.

Com os colaboradores não é diferente. Em qualquer cenário econômico, sendo este positivo ou negativo, sempre haverá a oportunidade de se criar novas possibilidades na empresa que farão a diferença e, muitas, vezes serão diferencial para a sua carreira.

O empregado que quer manter o seu posto de trabalho, não só por manter, mas para ir além, trazendo soluções e ideias que irão ter um impacto positivo, precisam desenvolver as habilidades criativas. Isso significa que é preciso sentar e esperar a inspiração? Certamente não. É fundamental observar, vendo as coisas por um novo ângulo, buscar novos conhecimentos e mais informações, saindo da zona de conforto, estar aberto a mudanças e ser proativo. Quanto mais conhecimento e informação, maior a possibilidade de se desenvolver novas ideias.

Aqui vão algumas dicas para ser criativo e inovador em tempos de crise:

  1. Procure ver, ouvir e ler sobre diversos assuntos, até mesmo os que não são do seu costume. Ouvir músicas de diferentes estilos, assistir a filmes de gêneros diversos, ir ao museu, ao teatro, ler livros, fará com que você tenha a oportunidade de acessar diversas informações e descobertas que ajudarão a lhe dar uma visão ampla das coisas e certamente novas ideias surgirão.
  2. Pense de que maneira você pode melhorar aquilo que faz. Observe os seus processos de trabalho e veja o que pode ser otimizado ou economizado e que fará um diferencial para empresa e para sua carreira também.
  3. Encare o que todos chamam de problemas como oportunidades: Isso fará com que mediante aos desafios, busquemos soluções criativas para reverter uma situação considerada crítica.
  4. Pense fora da caixa. O nosso maior inimigo está dentro de nós mesmos. Um preconceito pode ser tão incorporado em seu pensamento, que você nem sequer perceba que eles estão lá. A famosa frase: “Essa é a forma como fazemos as coisas por aqui” é um exemplo de grande vilão da criatividade.

Essas são algumas dicas que ajudarão você a ter uma atitude criativa no trabalho, trazendo benefícios não somente no ambiente corporativo, mas também para a sua trajetória de carreira.


Fonte: Artigos Administradores / Como usar a criatividade para manter o seu emprego?

Os comentários estão fechados.