Como vender em qualquer época

Como vender em qualquer época

A crise tem seus pontos positivos, um deles é que quando ela chega acaba mostrando alguns pontos cegos (pontos fracos) que antes não percebíamos

Como vender em qualquer época 

      Durante a crise de 2008 que assolou o mundo inteiro, eu tive a oportunidade de ver isso bem de perto em um país de primeiro mundo, nesta época morava nos Estados Unidos, Fl. Trabalhava para uma grande empresa que vendia eletroeletrônicos, conjunto de quarto, sala etc. Nossa loja acabou sendo afetada também pela crise e isso acabou refletindo em nosso caixa e isso não parecia nada bom. A crise tem seus pontos positivos, um deles é que quando ela chega acaba mostrando alguns pontos cegos (pontos fracos) que antes não percebíamos. O primeiro foi…

O atendimento ao cliente:

            Nós achávamos que nosso atendimento era bom, mas não existe algo tão bom que não possa ser melhorado, e a crise nos mostrou isso, que precisávamos melhorar nosso atendimento e foi então que começamos a fazê-lo. Quantas lojas você já entrou e saiu por problemas no atendimento? Acredito que várias vezes. Lembro-me de algumas vezes ao entrar em algumas lojas e sair sem ser notado, ou de ter um “guarda costa” ao meu lado por toda a loja. Nossa atitude foi de mudança, focar em conquistar a confiança e amizade do cliente e não somente focar em seu bolso, ter a consciência de que ele (cliente) é a pessoa mais importante neste processo de venda e dar a devida atenção a isso.

Conheça o seu produto:

            Nós começamos a intensificar os estudos mais aprofundados dos nossos produtos e como repassar essas informações de uma forma simples, para que todos pudessem entender. Quando você fala de algo que você realmente conhece, a atenção das pessoas são fisgada automaticamente, pois você tem autoridade no assunto, ou pelo menos sabe o que está falando e consequentemente a venda se torna mais fácil pois você passa à vender o benefício e não o produto em si mesmo.

Contrate pessoas que amam trabalhar com pessoas:

                No livro A Experiência Apple ( Carmine Gallo) um dos mais respeitados estudiosos sobre essa grande marca, diz na Página 39 que: “O candidato ideal para trabalhar em uma loja da Apple store sabe pouco sobre computadores, MAS MUITO SOBRE PESSOAS.”

Quantas vezes você já entrou em uma loja e foi atendido (a) com aquele sorriso amarelo? Pessoas sem nenhuma atitude e contando os minutos para chegar a hora de fechar a loja e ir pra casa, não são esses pessoas que você quer para compor seu time, você deve ter pessoas que tenham atitudes, pessoas que sorriam de verdade quando o cliente entra na loja pois ele sabe que ali é mais uma oportunidade de uma venda em potencial, você quer ter pessoas que realmente vistam a camisa e que estejam prontas para solucionar problemas e fazer a coisa acontecer e arrancar um UAU do seu cliente.

 


Fonte: Artigos Administradores / Como vender em qualquer época

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