Competências na carreira e a comunicação

Competências na carreira e a comunicação

o mercado de trabalho não procura apenas um bom profissional, mas sim o melhor em sua área.

A competência está diretamente ligada aquilo que um indivíduo sabe fazer de melhor. Hoje em dia o mercado de trabalho não procura apenas um bom profissional, mas sim o melhor em sua área, aquele que está sempre se qualificando e se atualizando para melhorar e engrandecer suas competências, tornando-se consequentemente um profissional desejado pelo mercado. 

 

Uma das competências mais importantes e procuradas é a habilidade de ter uma boa comunicação. As grandes empresas que prezam por profissionais competentes e motivados necessariamente precisam utilizar desse artifício para assim atrair seus colaboradores e juntos alcançarem o sucesso geral, que, segundo Robbins (2003), depende do sucesso de cada um, e o sucesso de cada um depende do sucesso dos demais membros da equipe. Manter uma boa comunicação é um jeito de demonstrar confiança, responsabilidade, atitude e boa vontade. 

 

Um profissional que possui competência na comunicação não tem medo de se expressar quando se faz necessário a entrega de um comunicado não tão satisfatório para os colaboradores, pois tem conhecimento de suas habilidades e sabe exatamente como fazer para amenizar o desconforto causado. Para isso, é necessário gostar de se comunicar, pois só haverá competência se ele estiver fazendo aquilo que gosta de fazer, como diz Jorge Amado (1988), acho que você não deve fazer nada que não o divirta, lhe dê prazer. Também não deve exercer um ofício, uma profissão para a qual é incompetente”. 

 

Existe também a competência emocional, no qual se cria empatia entre os membros de uma equipe, algo que logo impacta positivamente nos resultados organizacionaisMuitos conflitos acontecem porque muitas vezes as equipes não são recompensadas como merecem e por motivos que o líder não age como tal, dificultando a competência aos grupos ou individual. Segundo Edmonson (2003), o comportamento do líder tem influência decisiva na performance das equipes. 

 

Para criação de equipes competentes, elas precisam saber que trabalhar em equipe é somar o CHA (conhecimento, habilidade e atitudes) juntamente com as competências. 


Fonte: Artigos Administradores / Competências na carreira e a comunicação

Os comentários estão fechados.