COMPETÊNCIAS PARA O SÉCULO 21

COMPETÊNCIAS PARA O SÉCULO 21

O mercado hoje nos exige ser pluricompetentes, ter visão holística e ser assertivo em nossas demandas e projetos. Para isso, desenvolver competências específicas são de extrema relevância.
 
O termo competência deriva do latim competere e significa uma aptidão para cumprir alguma tarefa ou função. Mas, quais as competências que são de fato essenciais, independente da nossa área de atuação? 
 
LISTEI ABAIXO 4 COMPETÊNCIAS QUE ACREDITO SER DE GRANDE VALIA PARA QUALQUER PROFISSIONAL:
 
Técnica: antes de qualquer outra, é básico, ter a capacidade teórica e prática para a função a ser desempenhada. Então, além de conhecimento específico da função, é importante que permaneçamos em contínuo processo de aprendizado.
 
Abertura mental: as empresas são reflexos da sociedade e portanto, adaptar-se aos novos padrões e consumidores é questão de sobrevivência. Os especialistas em gestão denominam essa competência também como resiliência – se adaptar ao novo. Estar preparado para as mudanças.
 
Proatividade: uma das máximas da inovação diz que,  “é melhor feito do que perfeito”. É claro que, como profissionais de alta performance, vamos sempre buscar entregar o melhor resultado, todavia, sair na frente faz parte da regra do mercado atual. Busque estudar tendência, antecipar-se a fatos e identificar oportunidades de maneira permanente.
 
Curiosidade: por fim, mas, não menos importante, se faz necessário realizar perguntas certas sobre o nosso modelo de negócio, gestão, relacionamento com o cliente, etc. Pergunte sempre, questione, aja com curiosidade. Dessa forma você consegue rever sempre pontos importantes sobre sua marca e projetos. A curiosidade é o motor da inovação.
 
Reflita sobre essas quatro competências, se você é gestor – busque estimular estes pontos em sua equipe; se você é colaborador, treine essas competências e faça a diferença.
 
Essa é minha dica de hoje! Faça o seu sucesso.


Fonte: Artigos Administradores / COMPETÊNCIAS PARA O SÉCULO 21

Os comentários estão fechados.