Comportamento organizacional

Comportamento organizacional

As transformações através da mudança organizacional com foco ao cliente e ao profissional

Quando tratamos desta área, ficamos focados em algumas coisas como o aumento da qualidade e da produtividade, qualidade do produto, qualidade dos serviços, qualidade das pessoas e por vamos tratando sempre com o objetivo de melhor atender nossos clientes de forma direta ou indireta e com isso sendo tratado estamos contribuindo para um aumento da produtividade como um todo, tanto de serviços como também de produtos.

Hoje nosso país enfrenta uma escassez de mão-de-obra, associada com as aposentadorias de profissionais mais experientes, o que gera uma mudança no comportamento organizacional aumentando o desafio de desenvolvimento e crescimento da organização.

Ainda neste item vejo uma ocupação dos setores de trabalhos pelos profissionais da geração Y que a meu ver são mais comprometidos com seus ideais do que com os da sua empresa, pois se não se sentirem satisfeitos trocam imediatamente de empresa ocasionando um desfalque no quadro organizacional da empresa, tornando por muitas vezes uma barreira nos investimentos em treinamento de pessoal, mas esta barreira sabe que é mais prejudicial à empresa que ao empregado, pois tenho uma frase que sempre uso ao conversar e prestar consultoria na área de treinamentos quando vejo este tipo de resistência sou sempre interpelado sobre a seguinte situação que os empresários dizem “e se eu treinar meu colaborador e ele ir para o concorrente?” a minha resposta é sempre a mesma “e se você não treinar e ele ficar?” o que é pior para a organização? Vejo que se faz necessário uma mudança no comportamento organizacional tanto por parte dos empregados como também por parte dos patrões.

Falando isso veja que a mudança no comportamento organizacional é uma postura de atendimento sempre, e devemos trabalhar o foco da empresa, bem como o profissional colaborador, vejo que o foco tem que ser constantemente o cliente com uma visão de melhoria constante dos produtos ou serviços da organização, mas para isso preciso treinar e qualificar as pessoas envolvidas para que todas saibam que sem o cliente ninguém teria o emprego que possui independente se esta diretamente ligado ao cliente ou se esta trabalhando em um servidor em uma salinha na empresa, todos devemos ter o este pensamento que o cliente é a razão de tudo existir.

Sendo assim vimos que alguns fatores são fundamentais para o bom desempenho organizacional, ou seja, foco no cliente, foco no profissional e foco no produto ou serviço realizado pela organização esses fatores irão dizer se a organização terá sucesso ou esta fadada ao fracasso, mas ao cuidar destes fatores estará garantindo uma boa qualidade no atendimento, bem como a eficácia e eficiência para que todos saiam satisfeitos com a organização, ao colocar tudo isso em pratica o sucesso e a mudança organizacional ira acontecer de forma esperada trazendo aos seus integrantes satisfação tornando o profissional ainda mais comprometido com os ideais da empresa por hora tratada.

Se a organização preferir ainda é possível realizar alguns relatórios de avaliação de desempenho para que o gestor tenha um acompanhamento ainda mais elaborado e possa com isso realizar correções em pontos chaves que podem apresentar deficiências ou estejam fora do esperado para a organização, pois estamos falando de comportamento organizacional e este item vive em constante mudança e aperfeiçoamento tanto da parte da empresa como da parte do profissional, para que todos participem com muita responsabilidade e convicção nas definições estratégicas da empresa.


Fonte: Artigos Administradores / Comportamento organizacional

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