Compre e poupe certo e aproveite um pouco mais o seu salário

Compre e poupe certo e aproveite um pouco mais o seu salário

Considero todas as sugestões válidas para que possamos sair da crise ilesos ou ao menos mais estruturados. Eis aqui algumas dicas para o gerenciamento financeiro que penso serem úteis apesar de simples

Em tempos de crise, dólar alto e preços exorbitantes, devemos escolher bem o que fazer com o nosso dinheiro. Eis algumas dicas simples e passiveis de aplicação que, se aplicadas corretamente, serão capazes de fazer render um pouco mais os salários e auxiliar em compras necessárias e possíveis no atual momento.

Fuja do crédito fácil:

Comprar em 12x com juros parece tentador. As parcelas são pequenas e cabem no orçamento. Atualmente a oferta de crédito está mais fácil e representa também um meio de fidelizar os clientes. Já repararam que na maioria das lojas, para chegar ao caixa o cliente necessita andar pela loja toda? Isso não é uma coincidência, os lojistas assim procedem para que os clientes tomem a iniciativa e comprem novamente. Quando um gasto for necessário, prefira pagar à vista pois geralmente as empresas oferecem um desconto e você ficará livre dos juros e consequentemente, das prestações.

Seja firme quanto às promoções relâmpago

Evite sucumbir a promoções relâmpago por mais tentadoras que elas possam aparecer. Tente pensar antes de adquirir um bem, se realmente precisa dele e se suas condições financeiras permitem compra-lo. Julgue se não é possível esperar mais um pouco e assim fazer uma compra mais segura e jamais compre imediatamente. Procure pesquisar os preços primeiro para depois comprar o que necessita.

Faça reservas de emergência

Procure guardar uma quantia fixa por mês para fins de reservas emergenciais, pode ser 10%, 20% ou até 30% de seu salário, mas, é importante que seja um valor fixo e certo. Crie este habito. Valorize também as moedas do troco.

Planejar os gastos

Novamente, procure planejar seus gastos hierarquizando os desejos em uma lista de prioridades e traçando estratégias para obter o que precisa. É melhor poupar e comprar à vista. Evite prestações e gastos por impulso.

Cortar gastos desnecessários

Deve-se avaliar os gastos realmente importantes dentro do orçamento buscando medidas para diminui-los ou até descarta-los. Uma mudança na rotina familiar pode auxiliar no corte de despesas evitando excessos. Se possível, busque uma fonte de renda extra para alavancar o orçamento.

Siga essas simples dicas e aproveite um pouco mais seu salário comprando de forma consciente e apenas o que necessita.


Fonte: Artigos Administradores / Compre e poupe certo e aproveite um pouco mais o seu salário

Os comentários estão fechados.