Comprometimento, fator chave para o sucesso

Comprometimento, fator chave para o sucesso

Comprometimento deve ser a premissa de tudo que for feito. Ele é, de fato,o caminho para que se chegue ao sucesso.

Tenho refletido muito nestes quatros anos de faculdade sobre o que realmente significa comprometimento. Para mim, sem dúvida alguma, é dar o melhor, em tudo que fizermos. Sobretudo, dentro de um ambiente organizacional, o comprometimento tem um peso muito maior. Somos avaliados todos os dias; isso significa que nosso desempenho é medido e posto à prova seja pela empresa, seja pela sociedade ou mesmo no ambiente escolar, quando temos à nossa frente trabalhos, provas, enfim. A concorrência está muito acirrada, verifica-se isso a todo o instante, onde vários candidatos disputam uma vaga de emprego – candidatos de alto nível acadêmica e tecnicamente falando. Comprometimento em momentos difíceis como os atuais, é uma das características que devemos possuir, uma vez que isso reflete nossa capacidade de se adaptar à realidade e, a partir daí, começarmos a trilhar o caminho do sucesso. Aliás, sucesso e comprometimento andam juntos, lado a lado. O que se espera de um profissional do mais baixo ao mais alto nível hierárquico é responsabilidade diante sua função. Isso vale, também, para nossa vida diária, como, por exemplo, marcar um horário e cumpri-lo.

O comprometimento também deve ser o guia de pessoas ligadas ao poder público, quando estas têm diante de si responsabilidades ainda maiores. Entretanto, não se deve encará-lo como uma obrigação, algo que seja entendido como julgo, cujo objetivo seja prejudicar-nos. Conquistar o emprego dos sonhos é o desejo de muitos, mas para que isso seja possível devemos avaliar nosso grau de comprometimento, em outras palavras, é refletir o que é importante em relação ao emprego desejado. Caso contrário, o nível de motivação será ínfimo. Em se tratando de política, estamos às portas de eleições municipais, e o que não faltarão serão candidatos cujo único objetivo é conseguir “uma boquinha”, mas, antes de mais nada, deveríamos lhes perguntar qual seu grau de comprometimento diante suas propostas. Porque na prática a teoria é exatamente diferente. O contrário de comprometimento é a ausência de interesse. Isso é comum e muito prejudicial, porque afeta a todos, e, quando se trata de ambientes organizacionais, torna-se um revés para que os lideres trabalhem esta situação.

A vida nos pede foco, para que consigamos chegar à meta estabelecida. Isso deve ser a premissa de um candidato a um emprego seja ele no setor público ou privado. Onde quer que estejamos, nosso grau de comprometimento deverá ser sempre constante, isso sempre deve ser regra e não exceção. Portanto, se o objetivo é se destacar profissionalmente, o fator predominante e que levará ao sucesso é o grau de comprometimento, ou seja, a capacidade de se manter o foco e, consequentemente, a responsabilidade de concluir algo predeterminado. Tenha sempre em mente que o maior responsável pelo seu sucesso é você mesmo. E que o caminho para este sucesso se chama comprometimento. Termino com uma frase de Vince Lombardi, onde ele escreve que “ comprometimento individual a um esforço coletivo –  isso é o que faz um time funcionar, uma empresa funcionar, uma sociedade funcionar, uma civilização funcionar. ”


Fonte: Artigos Administradores / Comprometimento, fator chave para o sucesso

Os comentários estão fechados.