Comunicações unificadas: pesquisa aponta alta resistência dos funcionários em sua adoção

Comunicações unificadas: pesquisa aponta alta resistência dos funcionários em sua adoção

A maioria das empresas (71%) acreditam nos benefícios e na importância da implementação do UC, principalmente quando o assunto é aumento da produtividade

Segundo um estudo da Arkadin, 67% das empresas que já iniciaram sua jornada UC (Unified Communications ou Comunicações Unificadas), ainda esbarram em desafios que dificultam a completa adoção e obtenção das vantagens da tecnologia.

Os participantes relataram que a resistência dos funcionários em abandonar as formas de trabalho já estabelecidas (50%) e suas ferramentas tecnológicas (41%) foram as maiores barreiras para lançamentos de projetos de UC bem-sucedidos.

Com isso, os resultados mostram a importância do foco no usuário, o que garante que os funcionários experimentem como podem melhorar sua produtividade por meio de aplicações de comunicação e colaboração, tal como voz, vídeo, conferência presencial e web, em uma interface simples de usar.

A maioria das empresas (71%) acreditam nos benefícios e na importância da implementação UC. Segundo elas, os principais benefícios estão no aumento da produtividade (81%), suporte melhorado para os trabalhadores móveis (48%) e melhor atendimento ao cliente (42%).

“Esse estudo foi conduzido no mercado europeu e, embora existem graus diferentes de maturidade em comparação ao Brasil, acredito que há muitas semelhanças em relação aos desafios e também muitas tendências que serão absorvidas localmente. Observamos que a grande maioria das organizações entende os benefícios da produtividade associados a UC, no entanto, a menos que elas coloquem o usuário no centro do palco e comuniquem rapidamente e decisivamente os benefícios, não vão colher essas vantagens”, comenta Rodrigo Ams, Diretor de Vendas da Arkadin Brasil UC.

O estudo também apontou que uma minoria de 26% ainda está presa a pontos básicos sobre os benefícios da adoção de UC, mais precisamente em dúvidas sobre o valor imediato da tecnologia para seus negócios. Além disso, 65% dos entrevistados relataram que a falta de uma única solução de UC para todos os funcionários é um grande obstáculo para roll-outs de sucesso. Outros 70% disseram que o custo é um fator extremamente importante para a implementação de UC.

“A adoção de Comunicações Unificadas será cada vez mais crítica em ambientes de trabalho globalizados e conectados, em que o acesso à informação a qualquer hora, em qualquer lugar e de qualquer dispositivo é fundamental. A UC baseada em nuvem ajuda a eliminar muitas das barreiras para a adoção, fazendo implementações mais eficientes, simples e escaláveis”, afirma Ams.

Sobre a pesquisa: A Arkadin, uma companhia NTT Communications e um dos maiores provedores de Comunicações Unificadas como Serviço do mundo, realizou a pesquisa para determinar em que ponto as organizações estão na “corrida para UC”. Mais de 200 empresas foram entrevistadas através de uma pesquisa online.

O relatório completo pode ser visto através do site http://www.slideshare.net/ArkadinCollaboration/arkadin-unified-communications-report-the-missing-u-in-uc


Fonte: Notícias Administradores / Comunicações unificadas: pesquisa aponta alta resistência dos funcionários em sua adoção

Os comentários estão fechados.