Conceitos relevantes de orçamento de marketing na prestação de serviços educacionais

Conceitos relevantes de orçamento de marketing na prestação de serviços educacionais

Considerações apresentadas em artigo de TCC para MBA de Gestão Estratégica

Até que se torne aplicável o orçamento de marketing de uma instituição de ensino deve passar pelo crivo de seus gestores com análise dos dados deste departamento, numa perspectiva de tempo. E para sua efetiva aplicação há que se entender as particularidades da prestação de serviços como um todo que envolve : intangibilidade, heterogeneidade, a inseparabilidade e a perecibilidade.

A intangibilidade é uma característica peculiar dos serviços que os torna incapazes de serem tocados ou sentidos da mesma maneira que os bens físicos. Embora seja um forte traço dos serviços os autores pesquisados enfatizam a necessidade de serem usados elementos tangíveis durante este processo, que podemos exemplificar como a infraestrutura de uma instituição.

Sequencialmente tem-se a heterogeneidade onde os serviços sendo dependentes da ação humana possuem difícil padronização, seu valor pode ser percebido de formas diferentes por cada envolvido no processo. Em uma sala de aula a absorção do conhecimento será diferente entre os discentes e o docente mesmo tratando o mesmo assunto o abordará de forma diferente em momentos diferentes.

A inseparabilidade é uma característica pela qual o serviço para ser entregue depende da presença tanto de provedor como consumidor simultaneamente. A prestação de serviço é uma experiência onde cada cliente, no caso o aluno, recebe as entregas principais durante a aula, e a partir desta experiencia indicará ou não o serviço da instituição.

Por fim um serviço é perecível ao ponto que este teoricamente não pode ser estocado ou ser devolvido (ZEITHAML 2003: 38) uma aula presencial não poderá ser estocada, ao passo que uma aula gravada por meio da educação à distância pode ser arquivada em um servidor que disponibilizará ao discente a qualquer hora e por quantas vezes quiser a aula.

Sequencialmente o orçamento de marketing em linhas gerais SANTOS apresenta o sistema orçamentário, com o conjunto de características envolvendo a projeção para o futuro, onde se estabelecem metas; se expressa monetariamente, ou seja, mesmo tendo aspectos físicos o que se procura com a prática orçamentária é a expressão de valores; a flexibilidade também é um aspecto do sistema, do autor citado, uma vez que o orçamento terá de modificar conforme as mudanças econômicas, de legislação; o comprometimento, tanto da alta administração como de cada gestor; a oportunidade que engloba a necessidade de que o orçamento seja elaborado em tempo hábil para execução; uniformidade, ou seja, seguindo um padrão exequível em todas as suas dimensões; por fim, não menos importante o controle tendo em vista as divergências que se apresentarão entre o orçado e a tomada de decisão de ajustes.

A elaboração do orçamento de marketing ou vendas é apresentada por Frezatti tem três fases na primeira o plano de vendas onde vendedores, gestores e gerencia definirão as metas a serem alcançadas, são os consultores que tem um contato direto com futuros discentes, tendem a saber como vai o mercado, mas na elaboração de metas também tendem a se propor metas numa determinada linha de segurança para si; já os gestores devem atentar-se tanto aos vendedores como ao que a alta gerência busca de suas equipes, na elaboração do orçamento devem saber sua parcela de mercado e como aumentar.

A segunda etapa envolve a comunicação com o mercado de responsabilidade de gestor e gerencia desenvolver seu plano de comunicação com o mercado escolhendo as melhores mídias e analisando as que melhores se enquadram ao público-alvo. Por fim tem-se o plano de despesas comerciais onde o gestor planeja custos deste departamento tanto de pessoal como operacional.

Conclui-se a importância de que o orçamento de marketing ponto inicial para a estrutura orçamentária de uma instituição onde até que vire conhecimento um dado qualquer obtido na empresa passa por um processo que exige um adequado tratamento para transformar-se em informação, que bem tratada passará a ser tida como conhecimento. E tal conhecimento influenciará a todos os outros departamentos da instituição porque por ele se terá a base de novos discentes e o quanto deverá ser investido para o atendimento a estes, tanto com manutenção de infraestrutura, novos investimentos, necessidade de novos funcionários gerando mais renda, mais empregos e uma melhora na instituição como um todo sendo um norte a ser atingido.


Fonte: Artigos Administradores / Conceitos relevantes de orçamento de marketing na prestação de serviços educacionais

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