Confiança da construção tem queda de 6,5% em setembro

Confiança da construção tem queda de 6,5% em setembro

De acordo com a nota da FGV, o cenário atual do setor reflete o fim do ciclo de crescimento, agravado pelos cortes de investimentos que atingiram o programa Minha Casa, Minha Vida e o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)

O Índice de Confiança da Construção (ICST), medido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), teve queda de 6,5% em setembro e ficou em 65,9 pontos. No acumulado do ano, o índice perdeu 29,6 pontos, retração de 31%.

Para a coordenadora de Projetos da Construção da FGV, Ana Maria Castelo, a queda acentuada mostra que a crise no setor continua piorando. “O resultado de setembro surpreendeu ao mostrar uma retração ainda mais severa na atividade corrente das empresas, e que ainda deve se refletir em indicadores como PIB [Produto Interno Bruto] e emprego”, comentou.

De acordo com a nota da FGV, o cenário atual do setor reflete o fim do ciclo de crescimento, agravado pelos cortes de investimentos que atingiram o programa Minha Casa, Minha Vida e o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

A queda da confiança dos empresários foi verificada especialmente no Índice de Situação Atual, que mede avaliação presente dos negócios, que caiu 11,2% e marca 49,4 pontos. O índice de expectativas se retraiu 3,5% e está em 82,4 pontos.

Para elaboração do ICST, foram coletadas informações de 721 empresas entre os dias 2 e 3 de setembro.


Fonte: Notícias Administradores / Confiança da construção tem queda de 6,5% em setembro

Os comentários estão fechados.