Conheça sua personalidade para crescer na carreira

Conheça sua personalidade para crescer na carreira

Seu trabalho está adequado ao seu perfil psicológico? Leia o artigo e saiba mais!

Você sabe qual é a importância de conhecer sua personalidade?

No trabalho:

  • O trabalho que você realiza hoje está adequado às suas características?
  • Quais atividades são mais adequadas ao seu perfil?
  • Quais são seus pontos Fortes para você aproveitar e seus pontos fracos, para trabalhar?

Na vida pessoal:

  • Seu ambiente está adequado à sua personalidade?
  • Você enfrenta problemas de relacionamento com família ou amigos?
  • Quais são seus pontos Fortes para você aproveitar e seus pontos fracos, para trabalhar?

Sendo assim, ao se conhecer melhor, você poderá identificar se suas atividades estão de acordo com seu perfil e entender seus problemas de relacionamento. Caso suas atividades não estejam de acordo com seu perfil, você terá duas opções principais:

  • Mudar suas atividades
  • Se desenvolver para agir fora de seu perfil, sabendo que isso tem um custo psicológico

Portanto, conhecer seu perfil te ajudará a ter melhor rendimento no trabalho e melhores relacionamentos na vida pessoal e profissional.

O mais conhecido e mais utilizado modelo de Personalidade da psicologia é o Big Five, que foi desenvolvido inicialmente em 1961 e tem sido aprimorado desde então por muitos pesquisadores por todo o mundo.

O modelo é conhecido como Big Five porque avalia cinco traços principais de nossa personalidade:

  • Neuroticismo
  • Extroversão
  • Amabilidade
  • Consciência
  • Abertura para Experiência

Neuroticismo é a tendência para lidar com facilidade com emoções negativas, como raiva, ansiedade, depressão e vulnerabilidade, por exemplo. Está relacionado com o grau de estabilidade emocional e controle de impulsos.

De um lado temos as pessoas sensíveis, ou nervosas, que normalmente são pessoas dinâmicas e excitadas, mas podem ser vistas como instáveis e inseguras. Do outro lado temos as pessoas estáveis e calmas, mas que podem ser vistas como sem inspiração e despreocupada.

Já a extroversão é caracterizada por emoções positivas, sociabilidade, assertividade, pela tendência para procurar a companhia dos outros e falar muito. Este traço é marcado pelo envolvimento com o mundo exterior.

Os extrovertidos gostam de estar com pessoas, são usualmente vistos como sendo cheios de energia e como dominadores. Já os introvertidos são vistos como mais calmos, com uma personalidade reflexiva e reservada, podendo ser percebido como distante. A sua falta de envolvimento social não deve ser interpretada como timidez ou depressão.

Os introvertidos necessitam de menos estímulo e de mais tempo sozinhos do que os extrovertidos. Eles podem ser ativos e enérgicos, mas não socialmente.

amabilidade é a tendência para ser compassivo e cooperante em vez de suspeitoso e antagonista face aos outros. Mede também se uma pessoa é confiável, prestativa e bem-humorada. Pessoas com muita amabilidade podem ser vistas como ingênuas e submissas. Pessoas com pouca amabilidade podem ser vistas como competitivas e desafiadoras, o que pode ser visto como argumentativos e não confiáveis.

Este traço reflete diferenças individuais na preocupação com a harmonia social. Indivíduos “amáveis” valorizam a boa relação com os outros. Já as pessoas pouco “amáveis” são mais focadas em si mesmas, com menos preocupação com o outro.

consciência é a tendência para mostrar autodisciplina, orientação para os deveres e para atingir os objetivos. Este traço mostra uma preferência pelo comportamento planejado em vez do espontâneo. Influencia a maneira como controlamos e dirigimos os nossos impulsos.

As pessoas com alta Consciência são vistas muitas vezes como obsessivas e teimosas, enquanto as com baixa Consciência podem ser vistas como flexíveis, espontâneas, mas também como desleixadas e pouco confiáveis.

O último traço é o de abertura à novas experiências. Quem é aberto à experiência possui interesse pela arte, emoção, aventura, ideias fora do comum, imaginação, curiosidade, e variedade de experiências. A abertura reflete o grau de curiosidade intelectual, de criatividade e a preferência por novidades e variedades que uma pessoa possui.

Uma pessoa com alta abertura pode ser vista como imprevisível e sem foco e que procura realizar seus objetivos com intensidade. Uma pessoa com baixa abertura será vista procurando seus objetivos com mais perseverança, são vistas como mais pragmáticas, ligadas às informações e conservadoras.

Quer saber mais sobre o Big Five e sua personalidade? Então assista o vídeo abaixo:

Abraços,

Alcides Maciel

 


Fonte: Artigos Administradores / Conheça sua personalidade para crescer na carreira

Os comentários estão fechados.