Conhecimento técnico x comportamento

Conhecimento técnico x comportamento

Será que um ótimo conhecimento técnico é suficiente para se manter em uma posição? O comportamento é levado em conta? Se você acha que tem um bom conhecimento técnico e isso basta, não deixe de ler esse artigo

Para entrar em uma empresa o que é mais levado em conta, sem dúvida nenhuma, é o conhecimento técnico. As empresas inicialmente buscam por especialistas que saibam resolver determinado problema. A primeira triagem de currículos levará em conta o grau de instrução e cursos que sejam interessantes à área da vaga. Após, são realizadas inúmeras entrevistas e dinâmicas de grupo para traçar o perfil do candidato.

Mesmo com todo esse processo de seleção, não é possível conhecer exatamente cada candidato a vaga. Após ser contratado é que você será realmente avaliado. O conhecimento técnico foi a sua porta de entrada para a empresa, porém apresentar um mau comportamento pode prejudicar a sua carreira dentro de uma instituição.

Para o colaborador que acha ser insubstituível por ter determinado conhecimento técnico, está totalmente equivocado. Não existe conhecimento técnico que seja substituível, você não é o único no mundo que detém determinado conhecimento. Se você chega atrasado todos os dias, sempre nega solicitações de seus superiores, não possui uma relação de educação com sua equipe, não há conhecimento técnico no mundo que o manterá empregado.

Ao gerente que prefere manter uma pessoa na equipe que tem um ótimo conhecimento técnico, mas não se porta ao menos com educação ao restante, está fadado ao péssimo ambiente de trabalho e também a perder outros bons colaboradores. Não permita em sua equipe alguém que não esteja disposto a trabalhar junto, que se sinta superior por saber algo a mais que os outros. Para isso, é necessário que o gestor tenha ao menos um substituto. Não deixe que apenas uma pessoa conheça determinada rotina, espalhe o conhecimento, isso será bom para a gestão e, principalmente, para a equipe, pois não haverá uma pessoa sobrecarregada com determinada tarefa.

O conhecimento técnico se aprende em um curso, uma graduação, entre outros. Já o comportamento não é algo a ser ensinado, pelo menos não depois de adulto. Moldar um comportamento é extremamente complexo e leva muito tempo, desde quando nascemos. Sem dúvidas é muito mais fácil a empresa possuir uma estrutura para difundir o conhecimento técnico do que uma estrutura para “ensinar” o comportamento ideal.

A importância do conhecimento técnico é óbvia, porém não haverá serventia sem um comportamento adequado. Pense nisso!


Fonte: Artigos Administradores / Conhecimento técnico x comportamento

Os comentários estão fechados.