Criatividade no meio empresarial: uma necessidade

Criatividade no meio empresarial: uma necessidade

A criatividade se torna fator preponderante no processo de sobrevivência e crescimento das Empresas. Infelizmente uma boa parte dos empresários enxergam a criatividade como um tabu e, apesar de terem a consciência da necessidade de fortalecer a imagem de seus produtos ou de incrementar eficácia na sua produção, acabam por entregar a responsabilidade de implementar a criatividade exclusivamente a empresas prestadoras de serviços.

As dificuldades vividas pelas empresas em todo o mundo e em especial no Brasil, obriga os empresários a agregarem valores aos seus produtos, tornando-os diferenciados e, desta forma, atraentes aos potenciais compradores. Esta é uma realidade inquestionável e, aquele empresário que não perceber esta necessidade, está fadado ao insucesso.

Neste contexto, a criatividade se torna fator preponderante no processo de sobrevivência e crescimento das empresas. Infelizmente uma boa parte dos empresários enxergam a criatividade como um tabu e, apesar de terem a consciência da necessidade de fortalecer a imagem de seus produtos ou de incrementar eficácia na sua produção, acabam por entregar a responsabilidade de implementar a criatividade exclusivamente a empresas prestadoras de serviços. Nada contra a utilizar os conhecimentos técnicos destas empresas, entretanto entendo que conhecer a opinião dos colaboradores que participam direta ou indiretamente das ações produtivas é fundamental para melhoria dos processos, além de permitir um significativo aumento no aspecto motivacional de todos.

Cabe ao líder fomentar a participação de todos na busca do novo. Todos nós temos habilidade de encontrar saídas para problemas, inventar coisas e procurar maneiras novas de executar atividades. O estresse e as dificuldades do dia a dia minam a nossa criatividade e é difícil fugir do lugar comum ou das velhas práticas (caminho mais fácil). É neste momento que a perseverança do líder se faz necessária. Para ser criativo é necessário agir. CRIATIVIDADE (criar + atividade) não é só uma inspiração, não aparece do nada. Há que querer. A criatividade é o caminho mental que percorremos para descobrir novas relações entre as coisas. Voltando à questão da motivação dos colaboradores como fator de melhoria nos processos produtivos, é importante ter em conta de que a percepção das pessoas se altera à medida que novas informações são adquiridas.

Assim sendo, permitir um canal de comunicação com todos os colaboradores da empresa no sentido de buscar deles contribuições criativas para melhorias é, do ponto de vista estratégico, uma grande valia. É preciso ter em conta de que muitas vezes limitamos nossa mente a enxergar apenas o que é mais óbvio. É fundamental examinar as situações a partir de ângulos diferentes. Criar as condições para que seja possível discutir procedimentos, processos, comportamentos, etc,  com todos os níveis da empresa, e daí retirar sugestões fruto da experiência do dia a dia, certamente trará resultados positivos para a Organização. A prática constante da criatividade é o grande segredo do mercado pois para que exista, é necessário buscar todos os dias informações do ambiente e do consumidor, a fim de melhorar seus produtos e serviços.

Para concluir fica um pensamento de Roger Von Oech, especialista em criatividade e inovação: “Descobrir consiste em olhar para o que todo mundo está vendo e pensar uma coisa diferente.”

Medite sobre isso!

Naïm Martins Cardoso

Membro do Conselho de Líderes do TALK2TOP


Fonte: Artigos Administradores / Criatividade no meio empresarial: uma necessidade

Os comentários estão fechados.