Crise de reputação: o que fazer?

Crise de reputação: o que fazer?

Gestão da reputação é o tema da reportagem de capa da Revista Administradores; confira outros destaques

Textões mostram que as pessoas estão mais conscientes de seus direitos e que sabem que têm voz e poder de barganha. Mas também podem ser uma dor de cabeça extrema para empresas e marcas, sujeitas a um achincalhamento sem precedentes com apenas um post. Não importa se você é MEI ou executivo em um negócio de grande porte: se uma crise de reputação chegar às suas portas, é melhor estar preparado.

Na edição 42 da Revista Administradores, não descobrimos a resposta para a Vida, o Universo e Tudo Mais. Porém separamos dicas valiosas para blindar o seu negócio contra crises de reputação dentro e fora das redes sociais a partir de dois estudos de caso. Confira abaixo outros destaques.

• Acesse a versão gratuita

• Para ter acesso ao conteúdo completo, assine o Administradores Premium.

Entrevista

Ele se aposentou prematuramente aos 83 anos. E continua ligado em tudo no que se refere a Administração e Marketing. Conheça a história de Mario Pacheco Fernandes, que criou a primeira ação de product placement do Brasil e trabalhou em uma dezena de empresas – além de sua própria consultoria. Seu lema: “nunca aceitei as coisas do jeito que elas são”.

Estratégia

Algumas empresas já entraram de cabeça no mundo da internet e estão utilizando táticas sofisticadas para conquistar clientes. Elas não veem mais o digital como uma parte distinta de seus negócios: 3,2 bilhões de pessoas estão online e elas já passam mais tempo na frente do computador do que vendo TV. Entre essas táticas estão o uso de influenciadores e adoção do Big data.

Gestão e carreira

Andy Warhol, na década de 60, disse: “um dia todos terão seus 15 minutos de fama”. Pois bem, esse dia chegou. Mas será que você está usando seus minutos da maneira adequada para promover sua carreira. Saiba mais no artigo da especialista em orientação de carreira Bruna Tokunaga.

Negócios

Inovação não é só criar um produto mais descolado ou um serviço que atenda a uma necessidade particular do cliente. Esse atributo pode ser aplicado em todos os níveis da empresa, inclusive no modelo de negócios. “Modelos de negócios requerem ponderação, e algumas vezes também inovação”, afirmam os estudiosos Cristoph Zott, do IESE, e Raphael Amit, da Wharton School. Conheça um modelo para adaptar seu business model de maneira ágil e sem prejudicar a lucratividade.

Mente aberta

Você foca nos objetivos ou nos problemas? Em um artigo curto e esclarecedor, Seth Godin mostra onde podemos depositar nossa inteligência e nossos esforços para conquistar objetivos.

Inteligência emocional

Mulheres são melhores líderes. E as organizações estão desperdiçando esse potencial, perdendo competitividade. Daniel Goleman explica porque é necessário retirar os obstáculos sociais para que mais mulheres cheguem às posições de comando. Em um país onde assédio moral e sexual ainda são tabus nas empresas, é um artigo que vai gerar debates e reflexões.

Leia também as análises de Flávio Augusto da Silva, Leandro Vieira, Guilherme Gimenez e outros na edição 42 da Revista Administradores.


Fonte: Artigos Administradores / Crise de reputação: o que fazer?

Os comentários estão fechados.