Crise existe sempre

Crise existe sempre

Dificuldades existem sempre e qualquer crise pode ser superada

Confesso que o que me instigou a escrever este artigo foi principalmente o tema proposto, ou seja, ‘Driblando a crise: como dar a volta por cima e prosperar’.

Embora tenha formação técnica como advogado tenho outros negócios, sendo que mesmo na minha atividade como advogado tenho que administrar, mas principalmente tratar com colaboradores e clientes, o que sempre me motivou a ler a respeito de outros temas e buscar conhecimento.

E a motivação do ser humano sempre me pareceu um tema fascinante.

E quanto mais leio mais me convenço de uma máxima bem simples: ‘sempre existe crise para alguém’, assim como, verdade absoluta, ‘o mundo está terminando a cada dia para alguém’.

As pessoas morrem todos os dias.

As empresas fecham todos os dias.

Mas outras pessoas nascem todos os dias.

E outras empresas são criadas todos os dias.

Algumas pessoas vivem mais.

Algumas empresas duram mais.

Existem razões que justificam isto, algumas naturais outras não.

Então o grande questionamento que sempre me assalta é: ‘existe uma crise que pode ser culpada pelos problemas que enfrentamos, seja como pessoas, seja como empresa?’.

Confesso, sinceramente, que tenho dificuldade em compreender e aceitar que realmente a realidade seja esta.

Crise existe sempre para quem não estiver preparado e disposto a trabalhar muito, se doar e buscar a solução dos problemas, assim como para quem não está fazendo a coisa certa, gastando em excesso ou não mantendo o controle sobre o negócio.

Problemas na economia, redução de vendas, assim como outras situações podem nos mostrar onde estamos errando e, mesmo, nos levar a fechar, mas isto somente irá ocorrer se já havia o desequilíbrio antes. O desequilíbrio não surgiu agora mas já existia, sendo que ele apenas se fez sentir agora.

Assim, a primeira dificuldade que surgir será considerada um sinal da crise e servir de justificativa caso o negócio não dê certo.

Mas, e este é o meu pensamento, não existe crise que resita ao planejamento, ao trabalho, a dedicação e a capacidade que somente o ser humano tem de sonhar, de se reinventar e acreditar que pode realizar o seu sonho.

A poucos dias tivemos um exemplo vibrante que nos veio lá da Inglaterra, isto através do absolutamente improvável LEICESTER.

Lá havia crise? 

Poderia se ver desta forma.

Poderia se considerar que os jogadores não eram tão bons. Poderia se considerar que não havia dinheiro suficiente. Poderia se considerar que os concorrentes eram muito fortes.

Mas, com planejamento, organização e confiança no próprio trabalho se foi construindo o resultado e o sucesso.

Aliás, certamente as grandes empresas de hoje, como a APLE, a MICROSOFT, por exemplo, quando iniciaram, tinham pela frente gigantes do mercado, como a IBM.

Então, desculpem o que vou dizer, mas se existe crise, se existem concorrentes cortes e se existem dificuldades, penso que ‘eu devo ser mais eu’, acreditar no meu sonho, me organizar, planejar, trabalhar muito, pois aí logo, logo vamos ver que ‘a crise na verdade não existe’.

A maior dificuldade que possa existir, talvez, seja o reconhecimento de que o problema esteja em nós e que é necessário mudar. Mas isto sempre é possível e ‘o conhecimento é e sempre foi a porta para a mudança e o crescimento’.

ESTA É E SEMPRE FOI A ÚNICA FORMA VERDADEIRA DE ‘DAR A VOLTA POR CIMA DA CRISE E PROSPERAR.


Fonte: Artigos Administradores / Crise existe sempre

Os comentários estão fechados.