Crowdfunding, você conhece?

Crowdfunding, você conhece?

Um pouco sobre crowdfunding, o que é e quais as vantagens e desvantagens

crowdfunding ou financiamento coletivo, é uma ferramenta bastante utilizada nos dias de hoje, para projetos de empreendedores que não possuem capital suficiente para investimento e procuram investidores para os seus projetos.

Esta prática aqui no Brasil era utilizada, em sua maioria, por empresas do terceiro setor, ações de filantropia ou até mesmo para contingências em áreas atingidas por eventos catastróficos como: enchentes, tornados etc.

No cenário atual, este tipo de financiamento está em alta, visto o aumento da taxa de desemprego, difícil recolocação no mercado, o que gera a busca pela abertura de novos negócios. No entanto, é necessário ir com calma e analisar algumas vantagens e desvantagens do financiamento coletivo para os que pensam em tentar obter este tipo de investimento de terceiros, são elas:

Vantagens

  • Diminui os riscos de investimentos, pois, este será dividido entre os investidores.
  • O projeto ganha uma maior visibilidade, pois estará inserido na plataforma do crowdfunding escolhido, dessa forma, poderá também ser criada uma base de seguidores do projeto que poderão passar as informações para outros interessados.
  • Permite disponibilizar a pré-venda de um produto

Desvantagens

  • Em geral o investimento será apenas para o começo do projeto, portanto, é necessário um planejamento para o médio e longo prazo.
  • Os competidores poderão obter informações importantes sobre o projeto, já que, geralmente são expostas diversas informações para dar maior segurança aos potenciais investidores.
  • Caso o projeto não atinja suas metas, poderá haver uma repercussão negativa da marca ou dos fundadores no mercado.

Já para quem quer investir ou invés de buscar investimentos há várias plataformas de crowdfunding como: Catarse, Kickante, Benfeitoria entre outras que possuem vários projetos para investimento. 

É necessário que se tenha cuidado, como em todo mercado sempre há algumas pessoas de má fé, então, caso queira investir, investigue o projeto, entre em contato, leia reviews sobre o mesmo, pesquise sobre os fundadores. Desta forma, você conseguirá se assegurar e diminuir o fator risco do seu investimento, lucrar com este e investir mais.

Publicado originalmente em https://www.linkedin.com/pulse/crowdfunding-voc%C3%AA-conhece-phlavio-sales


Fonte: Artigos Administradores / Crowdfunding, você conhece?

Os comentários estão fechados.