Da generosidade nasce os grandes líderes!

Da generosidade nasce os grandes líderes!

“Liderar significa exercer uma gestão de equilíbrio, é assumir o comando de forma a levar pessoas a alcançarem um objetivo comum, é ser aquele que luta sem cessar, que promove mudanças em benefício daqueles que o seguem. ”

Na gestão de negócios a palavra líder tem se tornado um mantra, dentro das organizações, líder é o funcionário (a) destaque, ele consegue se colocar como o diferencial, aquele que lida com diferentes situações sem perder o sangue frio e o comando das coisas. Aquele que nas situações cruciais surge como o anjo imbatível e tira a organização do buraco.

E hoje como vemos os líderes?

 Quando olhamos a gestão das empresas o líder em seu sentido real encontra-se distorcido, temos chefes que por ocupar cargos de hierarquia se acham os invencíveis, que muitas vezes nem se quer sabe o nome de seus subordinados, ele senta na cadeira de todo poderoso e aplica uma série de ordens.

Bem será que isso constrói grandes organizações ou apenas conturba a realidade, mandar é algo fácil, é simples você diz é assim, faça assado e pronto quem está subordinado tende a obedecer, novamente me questiono será mesmo?

Se analisamos a gestão de muitas empresas e vermos seus comandantes iremos perceber que estes estão bem longe do conceito de liderar. Ora um líder não manda ele pede, pois em sua educação e sutileza ele respeita sua equipe, ele admira seus colaboradores e diante disso sabe que ao colocar determinação seus colaboradores o seguirão não pelo medo, mas pelo respeito que ele apresenta diante de todos.

O que é um líder?

Um líder não é egocêntrico, ele é consciente sabe que por mais que tenha algumas habilidades diferenciadas ele não realiza nada sozinho, sabe que seu sucesso é a atuação em conjunto de toda uma equipe. Portanto um grande líder é forjado na generosidade para com seus companheiros de trabalho, ele não os expõe a humilhação, ele apoia e se sabe que um colaborador enfrenta algum problema ele se apresenta para ajudar, manifesta sua solidariedade, ele não abandona sua equipe.

Como professora eu não poderia deixar de mencionar neste artigo um homem cuja as façanhas no centro de liderança marcaram a história, Júlio Cesar foi um imperador, mais, mas que isso ele era um grande líder, suas legiões o seguiam e ele lutava lado a lado de seus soldados seus discursos até hoje são estudados, uma vez que ele cativava seus soldados, foi conhecido por sua eximia clemência.

Inspriração para liderar você os conhece?

Madre Teresa de Calcutá também é um exemplo incrível de liderança, sua delicadeza para com o próximo e sua força e fé para combater as injustiças o sofrimento, seu amor inesgotável para com os oprimidos é algo inspirador. Como administradora sei que o maior recurso que um líder dispõe em sua organização são as pessoas, é delas que vem o talento , é de sua vontade e determinação que obstáculos são superados e suplantados, e liderar não é mandar mas sim dar ao seu funcionário o seu melhor, um grande líder não tem medo de ouvir boas ideias , não oprime seus colaboradores , não teme perder o cargo , ele simplesmente é generoso, doa-se a sua equipe e a defende com unhas e dentes e nem por isso deixa de ser firme, quando precisa corrigir o faz  , mas não de modo cruel , nem desumano, ele orienta , mostra que aquilo pode ser melhor, ele acredita que a pessoa pode vencer e a incentiva, é isso que faz um líder um vencedor , um gestor preparado para enfrentar qualquer tempestade e hoje infelizmente pessoas com essa generosidade tem estado em falta.

Por isso se você for um chefe que manda , pense bem reconsidere suas diretrizes e se inspire em nomes como Madre Tereza, como Mahatma Gandhi, Martin Luther King Jr, São Francisco de Assis, Abraham Lincoln, Júlio Cesar , Papa Francisco , Nelson Mandela entre tantos outros, estes homens e mulheres mostraram ao mundo que liderar é um ato constante de sublime generosidade, pois você não manda você é seguido por ser amado e querido e por retribuir essa generosidade aos outros, isso faz a diferença , isso cria imortais .


Fonte: Artigos Administradores / Da generosidade nasce os grandes líderes!

Os comentários estão fechados.