Da questão econômica – Quando se deve ser generoso ou sovina

Da questão econômica – Quando se deve ser generoso ou sovina

# Lição 4 / 20 conceitos para se trabalhar e aperfeiçoar o poder dentro do COACHING.

Da questão econômica – Quando se deve ser generoso ou sovina

Analisaremos primeiramente a generosidade, mas de modo virtuoso; como deve ser para um príncipe. A generosidade de um príncipe deverá ser exercida em total sigilo. Ou seja, sem que a mão esquerda saiba o que a direita faz. Fazendo dessa maneira, ninguém saberá de sua qualidade e você não tirará nenhum proveito. O príncipe precisará escolher entre dois caminhos: procurar a todo custo manter a fama de generoso ou abrir mão dela.

Caso queira manter sua fama de generoso, ele terá que sacrificar o povo extraordinariamente, incluindo aqueles que mais produzem. O monarca precisará juntar dinheiro a todo custo para se sustentar. As maiores obras de nossa história foram realizadas por príncipes considerados avarentos e mesquinhos. Os que foram considerados generosos quase nunca foram enaltecidos.

Para ser considerado generoso, o príncipe necessita gastar. Os recursos precisam vir de algum lugar. É muito mais fácil ser generoso com o dinheiro que não é seu. Gastar o dinheiro do outro não é prejudicial, pelo contrário, aumenta sua fama e reputação; gastar o próprio dinheiro é prejudicial.

É mais prudente e conveniente ter a fama de mesquinho ou sovina, o que resulta na má fama sem ódio, do que obter a fama de generoso e ser levado a incorrer também na de desonesto e corrupto.

20 conceitos para se trabalhar e aperfeiçoar o poder dentro do COACHING. Inspirados no livro do Jornalista, filósofo e conferencista das obras: O Óbvio que Ignoramos – Ed. Leya – 2010, Ninguém Enriquece por Acaso. Ed. LeYa, 2011, A Lei do Sucesso, Ed. LeYa, 2012 e Singular – O Poder de Ser Diferente, Ed. LeYa, 2013, em coautoria com Valdir R. Bündchen, JACOB PÉTRY.

Compre aqui: PODER & MANIPULAÇÃO: Como entender o mundo em vinte lições extraídas de “O Príncipe”, de Maquiavel


Fonte: Artigos Administradores / Da questão econômica – Quando se deve ser generoso ou sovina

Os comentários estão fechados.