Das razões pelas quais um líder é louvado ou repudiado – Jacob Pétry

Das razões pelas quais um líder é louvado ou repudiado – Jacob Pétry

# Lição 1
20 conceitos para se trabalhar e aperfeiçoar o poder dentro do COACHING.

O poder é um substantivo intrínseco ao termo COACHING. Nele repousa a vontade da transformação e superação de ideias, sonhos e necessidades para toda vida.

1: Das razões pelas quais um líder é louvado ou repudiado

Devemos ser claros, aqui nesse texto, e falar a maneira da qual um príncipe deve-se comportar com seu público, seja amigos ou súditos. Contudo, a problemática começa na descrição ou mesmo afirmação de governos e tipos de sociedades utópicos. Existe um grande e longo caminho entre o modo de “agir” e a maneira como se “age”; também o que se deve “fazer” ao invés de praticar o “fazer”.

Para que um príncipe exerça de fato o papel do qual foi incumbido, esse deve conhecer detalhadamente os meandros do pensamento humano. Já com o exercício do reconhecimento das potencialidades da dualidade do bem e mal humano, o príncipe deve saber usar a “maldade” de acordo com as exigências das circunstâncias.

Colocando de lado os preceitos e conceitos imaginários, a realidade sempre mostra ambos os lados de uma mesma moeda, ou seja, a figura do príncipe pode ser louvada ou repudiada.

Existe certo consenso que dentre todas as qualidades expostas sobre a figura do infante, existe a afirmação que as qualidades boas (adjetivos do bem) sempre se destacam. A justificativa pontua sobre o real desejo de conquista do poder. Aqueles que chegam ao lugar mais alto do pedestal serão sempre louvados pelos seus súditos ou amigos.

Há diversas características humanas que se assemelham com virtudes, mas, se praticadas, seu posto será ameaçado. Outras que “reproduzem” o conceito de “defeito”, mas, quando praticadas, trazem conforto e segurança.

20 conceitos para se trabalhar e aperfeiçoar o poder dentro do COACHING. Inspirados no livro do Jornalista, filósofo e conferencista das obras: O Óbvio que Ignoramos – Ed. Leya – 2010, Ninguém Enriquece por Acaso. Ed. LeYa, 2011, A Lei do Sucesso, Ed. LeYa, 2012 e Singular – O Poder de Ser Diferente, Ed. LeYa, 2013, em coautoria com Valdir R. Bündchen, JACOB PÉTRY.

Compre aqui: PODER & MANIPULAÇÃO: Como entender o mundo em vinte lições extraídas de “O Príncipe”, de Maquiavel


Fonte: Artigos Administradores / Das razões pelas quais um líder é louvado ou repudiado – Jacob Pétry

Os comentários estão fechados.