Debates: como se sair bem?

Debates: como se sair bem?

Nunca veja um debate como algo inútil, mas procure sempre estar preparado para confrontar ideias, defender seus pensamentos e propagar suas certezas, fazendo tudo com dignidade, sem baixaria e ofensas afinal, é disso que nossa contemporânea sociedade mais precisa

Há quem pense que um debate nunca se aproveite e que só contribui pra aumentar a indignação e porfias desnecessárias, porém quem se habitua a assistir ou mesmo participar ativamente de debates geralmente tendem a estarem sempre antenados aos acontecimentos contemporâneos o que é um ponto positivo para o mercado de trabalho. Particularmente acredito que o legitimo debate, sem ofensas ou agressões de qualquer natureza é bem saudável e proveitoso em todos os âmbitos possíveis, isso porque tanto quem participa como quem assiste passa a ter uma visão com diferentes pontos de vistas sobre um mesmo assunto. Isso pode ajudar a encontrar a resposta certa ou a melhor decisão a se tomar. A seguir vejamos alguns pontos relevantes para se sair bem em um debate.

Conhecimento de causa: ao aceitar um debate sobre determinado assunto é preciso que se tenha um conhecimento aprofundado sobre o mesmo já que, estando munido desta ferramenta você será capaz de convencer o publico e defender se com facilidade. Lembro-me do ensino médio, quando a professora lançou um debate em sala de aula no qual uma equipe defenderia a importância dos livros e a outra a importância da televisão. Na ocasião me impressionei ao vê-la defender os dois lados, cada um por sua vez, irrepreensivelmente. Isso foi possível porque ela tinha profundo conhecimento sobre o assunto o que lhe permitia falar com firmeza e convicção. Quando se tem conhecimento de causa é possível transmitir segurança e confiança quando se fala. É importante ter o mínimo de conhecimento até mesmo do ponto de vista que se confronta, para possivelmente detectar os pontos fracos do adversário.

Também é preciso ser cauteloso ao responder um questionamento ou expor sua idéia, considerando que o ambiente do debate é um campo minado e qualquer movimento errado pode ser fatal. Quando falo em ser cauteloso refiro-me a não deixar brechas nas suas colocações e evitar aquelas que possam de alguma forma contradizer sua idéia defendida inicialmente. Um bom debatente fica atento as falhas de seu adversário e as usa para vencê-lo, portanto não deixe pontas soltas em suas falas, seja cauteloso.

Debate é todo desafio! Nunca se sabe que dimensão ou rumo tomará, por isso é preciso que quem se proponha a debater seja desafiador, tenha sangue frio e não tenha medo de se jogar ao desenrolar do assunto, claro que tudo precisa ser feito com cautela e sem afobação, mas sempre com coesão e ímpeto desafiante. O debate exige pensamento rápido e certeiro, respostas claras, objetivas e persuasivas, essa habilidade pode ser adquirida ou moldada com a prática da pesquisa e leitura.

Em suma, nunca veja um debate como algo inútil, mas procure sempre estar preparado para confrontar idéias, defender seus pensamentos e propagar suas certezas, fazendo tudo com dignidade, sem baixaria e ofensas afinal, é disso que nossa contemporânea sociedade mais precisa.


Fonte: Artigos Administradores / Debates: como se sair bem?

Os comentários estão fechados.