Decida ser a melhor pessoa que pode ser

Decida ser a melhor pessoa que pode ser

Para experimentar Paixão e Propósito há caminhos para sintonizar o seu estado de fluxo. Vamos a eles?

Sintonizado com estados de fluxo

Em um estado de fluxo, as pessoas sintonizam com o que o que elas realmente se importam: suas paixões e propósitos. Quando estamos neste estado experimentamos satisfação, estamos absorvidos em atividades com foco total e prontos para nos dedicar e ao mesmo tempo estamos nos divertindo. Como experimentar tudo isso e principalmente um sentimento interno de tranquilidade mesmo em meio a tanto ruido e interferencias que vivemos nos dias atuais, os ruídos e interferencias a que me refiro são tanto externos quanto os internos…

Para experimentar Paixão e Propósito há caminhos para sintonizar o seu estado de fluxo. Vamos a eles?

1. Sinta-se agradecido

Quando você sente-se grato pela vida e reconhece motivos de gratidão neutraliza sentimentos e emoções negativas. Quando conscientemente agradece os momentos ruins são filtrados.

Como praticar:

a) Faça um diário de gratidão ao começar seu dia ou até mesmo ao final, o que importa é trazer à consciencia motivos de agradecimento. “Eu sou grato(a) por…”;

b) Anote o que você aprecia nas pessoas com quem convive e depois pratique com elogios verbais ou por escrito, pode ser por uma mensagem via sms ou um bilhete;

2. Deixar de ser esforçar demais

Quando nos esforçamos muito acreditamos que teremos o melhor desempenho, porém sentimos tensão a todo momento e nossa energia se vai, esgotando nossas reservas de ânimo.

Em contrapartida quando focamos no que realmente é importante, usando por exemplo o princípio de Pareto, que afirma que 80% do sucesso de nossas ações vem de 20% de nossas habilidades e conhecimento. E que se dedicarmos apenas 20% da nossa energia e esforços teremos 80% dos resultados que nos fazem nos sentir realmente satisfeitos.

Como praticar:

a) Quando e onde você cobra-se muito de si mesmo? (Em que você impõe padrões de perfeccionismo? Sobre o que você pode deixar de se esforçar tanto?

b) Quais foram as 3 ações mais produtivas da útima semana? Qual é o caminho comum que percorreu para que tivesse estes resultados?

O professor e palestrante Marcelo Peruzzo explica uma das mais importantes ferramentas para Produtividade: A Lei de Pareto.

Vídeo: Lei de Pareto por Marcelo Peruzzo

3. Permitir espaço

Permitir ter um espaço para revigorar-se e reabastecer o tanque de energia possibilita que se experimente mais acesso ao estado de fluxo. Encontrar um espaço na agenda e um local para pensar e relaxar sobre assuntos não relacionados ao trabalho é essencial para aliviar as tensões e ter mais produtividade em qualquer função da nossa vida.

Como praticar:

a) O que permite a você sentir um maior senso de espaço em sua vida? Você tem um local preferido?

b) Que tal reservar um tempo em sua agenda para se desligar e curtir? Que tal caminhar por um parque ou um breve passeio?

4. Apreciar a experiência do momento

Estar presente em suas experiencias no aqui e agora é um presente para você mesmo, e uma ótima maneira de despertar para vida e experimentar Flow.

Como praticar:

a) O que impede você de estar presente? Preocupações? Celular ou mídias sociais?

5. Aumente o cuidado consigo mesmo

Como experimentar senso de paixão e sentido na vida se você encontra-se esgotado? Cuidar de si é desenvolver hábitos que o abasteçam de energia.

Como praticar:

a) Tanque de energia física: Inclua mais alimentos saudáveis no seu dia, hidrata-se e exercite-se;

b) Tanque de energia mental: Programe sua agenda e um limite de tempo para cada tarefa, faça intervalos de 10 minutos de descanso. Ouça musicas inspiradoras, desligue os noticiários de tragédias.

c) Tanque de energia emocional: Passe tempo com pessoas que o motivem e esteja presente. Procure ver uma caracteristica positiva em cada pessoa que você encontrar no seu dia.

d) Tanque de energia de propósito: Escolha um valor para viver no dia de hoje.

EXPERIMENTE

O que você tem feito ou mudado em sua rotina para se cuidar mais e sintonizar com estados de fluxos? Decida ser a melhor pessoa que pode ser: hoje!

E você, já vivenciou esse estado? Gostaria de compartilhar sua experiência? Então deixe seus comentários e se gostou do artigo compartilhe!

Abraço em estado de Flow para você!


Fonte: Artigos Administradores / Decida ser a melhor pessoa que pode ser

Os comentários estão fechados.