Defina urgente onde você deseja estar amanhã

Defina urgente onde você deseja estar amanhã

No mercado atual precisamos definir as competências essenciais necessárias para hoje e, sobretudo, para o amanhã. Listei algumas e sugiro que reflitamos juntos

Você sabe onde e como deseja estar daqui a 10 anos? Se sua resposta for “não”, sinto muito, você corre um sério risco de ser conduzido pelas circunstâncias e provavelmente figurar a história de outra pessoa.

Precisamos em nossas carreiras e vida de uma maneira geral, traçar um plano de ação para nossa caminhada. Não podemos permitir que o nosso futuro seja dirigido por terceiros. Gosto sempre de afirmar que, mais do que nunca, é necessário nos enxergarmos como uma empresa – e para tanto, termos claramente uma missão, visão e ambições estratégicas definidas.

Muitas pessoas costumam afirmar, arbitrariamente, que alguns profissionais têm sorte na vida – o que pode até ter um fundo de verdade. Todavia, sorte, na verdade, é estar preparado para quando a oportunidade aparecer.

No mercado atual precisamos definir as competências essenciais necessárias para hoje e, sobretudo, para o amanhã. Listei algumas e sugiro que reflitamos juntos:

Talento: essa competência sempre foi e permanecerá sendo sine qua non em qualquer mercado e segmento. Talento é uma competência própria que pode ser desenvolvida ou intrínseca.  

Auto-observação: pouquíssimos profissionais conseguem desenvolver, mesmo quando estimulados. O processo de autoanálise é relevante à medida que você consegue olhar para si e realizar um diagnóstico crítico, apontando suas principais forças e fraquezas, e então, trabalhar em cima destes pontos.

Colaboração: o mundo desde sempre foi colaborativo e hoje a máxima da co-criação está em alta. A nova conjugação no mercado é “eu, tu, nós e nós todos”. Quem não se adaptar a esta realidade, será naturalmente expurgado do mercado. Colaboração tem tudo a ver com trabalho em time (não equipe, mas time, de fato).

Visão do todo: as partes não podem mais ser analisadas isoladamente. Tudo está conectado, precisamos compreender as relações das nossas ações com os resultados de terceiros da organização e/ou mercado – e vice-versa. Tudo se relaciona. Desenvolver uma visão holística lhe permitirá desenvolver planos mais assertivos.

Abertura mental: penso ser uma das mais importantes competências deste tempo. Se abrir ao novo é fundamental em um mundo em constante mutação. Tudo muda muito rápido – quem não se adaptar, ficará para trás. Simples assim. Dê menos desculpas e aja mais.

E então, você está pronto para os novos desafios do mercado? Pense nisso e defina onde (e como) você deseja estar amanhã! Sucesso!!!


Fonte: Artigos Administradores / Defina urgente onde você deseja estar amanhã

Os comentários estão fechados.