Desenvolvimento de competências de pessoal

Desenvolvimento de competências de pessoal

Adaptar-se às novas realidades é algo indiscutível para cada profissional e organização, é uma questão vital para adequação e também como medida de segurança

Desenvolver suas competências é algo que cada ser humano está desafiado a enfrentar, não basta ser apenas um ótimo funcionário, cada profissional deve ser um talento naquilo que atua. Nos últimos anos o que determina o sucesso de empresas não são grandes quantidades de funcionários trabalhando para elas, mas o número de talentos trabalhando nelas, com isso as empresas a cada dia se encontrão em grande interesse de não apenas achar profissionais talentosos, mas desenvolver nos que já estão grandes talentos.

A excelência em administração começa com as pessoas. O primeiro passo para o sucesso de um administrador – não importa em que tipo de empresa ele esteja atuando, em que nível hierárquico esteja situado ou quais sejam seus objetivos profissionais – é cercar-se de pessoas competentes. Para tanto, o administrador precisa, necessariamente, saber formar uma equipe de trabalho, atraindo e retendo as pessoas certas, aplicar adequadamente as competências e habilidades das pessoas, treinando-as e preparando-as para um trabalho cada vez melhor, recompensando-as, a fim de esforçar continuamente o desempenho excelente e, sobretudo, sabendo liderar, conduzir e entusiasmar (CHIAVENATO, 2008, p. 49).

Nesta corrida por talentos, onde o mundo em mudança e transformação e cheio de competitividade determina a sobrevivência, as empresas estão tomando as medidas necessárias para se adaptarem, e como meio para isso, estão aplicando treinamentos para cada profissional, onde é desenvolvido a capacidade de aprender, a comunicação e colaboração, o raciocínio criativo e resolução de problemas, conhecimento tecnológico, liderança e o gerenciamento da sua própria carreira, como também estão usando meios de cada pessoa desenvolver suas competências e orientando em como usar o que foi desenvolvido.

Segundo Oliveira, Santos e Lourenção (2008, p.193):

[…] as pessoas atuam como agentes de transformação e conhecimento, habilidades e atitudes em competências que entregam para organização. Nesse sentido, a competência entregue pode ser caracterizada como agregação de valor ao patrimônio de conhecimentos da organização.

Isso garante não apenas seu sucesso e crescimento profissional, mas o crescimento de sua empresa, pois as pessoas com suas atitudes, conhecimentos e habilidades são o principal alicerce das organizações.


Fonte: Artigos Administradores / Desenvolvimento de competências de pessoal

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