Diferença entre tático e estratégico

Diferença entre tático e estratégico

Entenda de forma simples a diferença entre marketing estratégico e táticas de marketing e publicidade

Outro dia um cliente meu, coach com muitos anos de estrada, me perguntou como coaches recém-formados estavam conquistando novos coachees e se eu poderia dar algumas dicas mais modernas.

Eu respondi prontamente: – Se eles parassem de misturar o que é estratégia de marketing com tática de marketing, acredito que iriam chegar onde querem bem mais rápido.

– Como assim? Não é tudo a mesma coisa? Papo de marketeiro?

– Eu explico: Estratégia é o conjunto de detalhes do seu produto ou serviço, que será evidenciado para apresentar sua empresa como algo único do mercado, diferenciado da concorrência.

Tática é a forma como você apresentará estes detalhes ao mercado.

Hoje em dia, a grande maioria dos cursos disponíveis aos coaches ensinam diferentes táticas de como atrair a atenção os possíveis futuros clientes (prospects) com gatilhos mentais e iscas digitais, páginas de captura, landing pages, infoprodutos, produtos escaláveis e venda recorrente.

Tudo isso são táticas, instrumentos, formas de angariar novos clientes.

Qual é a consequência disso: Milhares de coaches usando as MESMAS táticas e inundando o mercado com webinários, hangouts, seminários, vídeos, e-books, e muito mais, para conseguir vender cursos e atendimentos de coaching. Isso fez com que a qualidade dos produtos e a repetição da mensagem criassem um mercado viciado em brindes e “freemiuns”.

Infelizmente o mercado está saturando muito rápido, e webinários que dois anos atrás atraíam cerca de 1200 pessoas, hoje não passam de 300. Inclusive sites que hospedam webinários já criaram dispositivos falsos que mentem dizendo que a sala está quase cheia, com 5000 inscritos, quando na verdade não passaram de 200. Preste atenção no próximo webinário que você participar, como o número de inscritos fica variando em 5000, mas a sala NUNCA enche. 

E o pior, a audiência não caiu porque a qualidade ficou pior, mas sim porque a quantidade de eventos multiplicou-se ao ponto de atrair as mesmas pessoas, e elas precisam escolher qual evento assistir por coincidir os horários.

Então fica a grande pergunta: Como criar um diferencial competitivo se todos os meios digitais de divulgação estão saturados?

A resposta está na estratégia:

• O que você faz de DIFERENTE dos outros 50.000 coaches formados no último ano no Brasil?

• Por que eu devo ler o seu e-book e não outro?

• Por que eu devo te ligar depois de ler seu e-book?

• O que a sua palestra gratuita tem de concreto? Ou são só mais “degustações” para me empurrar seu “produto” principal?

• Por que eu devo fazer sessões de coaching com você? 

Ou seja, a forma com que você se apresenta, desde a sua identidade visual até seu argumento de venda e seu nicho, ou multinichos, precisa ser bem pensado ANTES de sair divulgando.

ANTES… ANTES!!!!

O estratégico precisa vir antes do tático. A tangibilização de seus serviços precisa ser corroborada pela sua identidade visual, pela sua visibilidade no mercado e pelo seu diferencial competitivo. 

Domine seu planejamento estratégico em marketing e a concorrência se tornará obsoleta.


Fonte: Artigos Administradores / Diferença entre tático e estratégico

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