Diga não às metas

Diga não às metas

Uma empresa que está em crescimento não precisa de metas, afinal elas só servem para realizar uma cobrança desnecessária para seus funcionários. Será?

Se você optou por ler esse artigo, com certeza é porque achou muito estranho o seu título. Uma equipe que não trabalha com metas certamente está sendo subutilizada e seu líder não tem o controle do que está correndo e não sabe para onde está indo.

Metas muito fáceis de serem batidas podem fazer com que a equipe não mantenha o mesmo desempenho quando forem atingidas, por outro lado, as metas inalcançáveis farão com que a equipe tenha um alto teor de desmotivação, já iniciando o período com o pensamento negativo, sem realizar o esforço para tentar chegar à meta. Todas as metas devem ser baseadas em um estudo prévio onde seja possível quantificar o que a equipe fazia sem metas e vislumbrar onde a equipe pode chegar.

Seja qual for o ramo de atividades, serviço, indústria ou comércio, é imprescindível que existam metas da equipe e também individuais. As metas individuais servem para mostrar a cada um a sua produção, além de ser possível destacar o bom trabalho de forma individual. Se uma equipe atinge a meta, não quer dizer que todas as metas individuais estão boas, tendo esse controle o gestor poderá trabalhar individualmente, minimizando a discrepância do desempenho individual dos colaboradores.

Uma meta bem estabelecida fará com que o colaborador se esforce para alcança-la, ainda mais quando premiações estiverem envolvidas com o cumprimento da mesma. Tudo isso deve ser reconhecido pelo gestor, pois a não valorização de uma meta pode fazer com que os esforços para batê-la não sejam mantidos, fazendo a mesma cair em descrédito pela equipe. Não é necessária uma valorização em termos de dinheiro, mas de reconhecimento público, elogios, destaques, entre outros.

Além disso, as metas podem favorecer ao gestor em relação à tomada de decisões. Com elas é possível identificar quais colaboradores são mais produtivos, quais merecem ser premiados ou favorecidos com algum benefício. Enfim, as metas ajudam em diversos aspectos diferentes, devendo estar cada vez mais presente no meio empresarial.

Ser um gestor e não se preocupar com as metas, pode fazer com que sua carreira e equipe não durem por muito tempo. Lembre-se que o ser humano é movido a desafios. Manter uma equipe sem um objetivo a ser alcançado é extremamente prejudicial ao seu negócio, podendo gerar uma estabilização ou perda de crescimento.


Fonte: Artigos Administradores / Diga não às metas

Os comentários estão fechados.