E-commerce: vale a pena apostar em promoções que antecedem o Black Friday?

E-commerce: vale a pena apostar em promoções que antecedem o Black Friday?

As vendas no período que antecede o Black Friday tendem a esfriar. Será que é válido fazer promoções para melhorar este momento?

Estamos a um mês do Black Friday, e uma dúvida cruel bate na cabeça do consumidor: compro agora ou espero? A maioria resolve esperar por acreditar que a data oficial da campanha, 27/11, reunirá as melhores ofertas.  Sendo assim, o período que antecede o Black Friday tem tendência a ficar mais morno. Será que é válido apostar em promoções agora para movimentar um pouco mais as vendas neste momento?

1. Sim, vale a pena participar do Black Friday

Antes de mais nada, gostaria de ressaltar que vale a pena sim participar do Black Friday, até porque provavelmente todos os seus concorrentes irão. Decidir ficar de fora com certeza comprometeria muito suas vendas neste final de ano.

Mas…

2. Divide-se atenção na data com muitas lojas

Apostar todas suas fichas para o Black Friday, exclusivamente no dia 27/11, pode ser um pouco arriscado por um ponto de vista. A maioria das lojas virtuais, entre elas empresas que retêm a maior fatia do mercado, também estarão participando da ação. Torna-se mais difícil conquistar a atenção – e dinheiro – do consumidor no meio de uma enxurrada de ofertas.

Portanto…

3. Fazer promoções agora podem trazer bons resultados

As pessoas contêm seus gastos agora, reservando-se para a data oficial do Black Friday, e há ainda, infelizmente, empresas com má conduta que estão aumentando seus preços para poder baixá-los na data. Pensando por este lado, pode ser proveitoso fazer uma campanha com preços mais baixos antes do tão esperado 27/11.

Mas…

4. Cuidado para não ser visto como maquiador de preços!

Se você resolver fazer campanhas isoladas neste período e for participar do Black Friday, tenha cuidado. Aplicar preços mais baixos agora e depois aumentá-los, para depois baixá-los novamente no Black Friday, pode ser interpretado como maquiagem de preços. Ninguém quer aparecer naquelas listas de lojas que participaram da Black Fraude, certo? Portanto, se você fizer promoções desconectadas do Black Friday agora, pense bem se irá ofertar os mesmos produtos depois.

Portanto acredito que a melhor alternativa seria:

5. Fazer um Black November/ Week / 2 weeks…

Bom, considerando os pontos acima, acredito que o mais inteligente seria fazer um “Black Friday estendido”. Dessa forma você aumenta suas chances de venda, já que não estará concorrendo com tantas lojas por um curto espaço de tempo. Iniciando antes, você já chama a atenção de consumidores que estão ansiosos e preparados financeiramente para comprar. Se você apenas prolongar a campanha, ainda terá resultados, no entanto, a maioria já fez as compras que desejava. Além disso, fazendo uma campanha única de Black Friday ao invés de “promoções pingadas.


Fonte: Artigos Administradores / E-commerce: vale a pena apostar em promoções que antecedem o Black Friday?

Os comentários estão fechados.