E-mail marketing ou WhatsApp: qual é a bola da vez?

E-mail marketing ou WhatsApp: qual é a bola da vez?

A verdade é que cada ferramenta tem sua peculiaridade, e o profissional de sucesso usará todas da forma correta e a seu favor. Veja como!

A cada momento algum especialista elege a bola da vez no marketing. Tempos atrás se falava que o e-mail marketing era ( na minha opinião nunca deixou de ser) uma excelente ferramenta , agora com a aceitação do aplicativo o WhatsApp é a bola da vez? Bem, não se trata de ser a bola da vez e sim de como utilizar todas as ferramentas de forma correta. Lembrando que cada uma tem sua peculiaridade.

Muitos me perguntam sobre a eficácia no envio de e-mail marketing. Como sempre digo, para o sucesso no envio de e-mail marketing o fundamental é ter uma base de dados construída pela marca junto aos seus clientes. Nunca compre listas milagrosas, além de transformar seus envios em spams, o percentual de abertura é muito baixo. Campanhas de e-mail marketing são eficazes se bem trabalhadas, da base de dados até o layout pensado para mobile.

Temos percebido que a abertura de e-mails via desktop tem sido menor em relação abertura via smartphone. O celular, a cada dia que passa assume uma posição de utilização maior; do pagamento de contas; depósito de cheques; pesquisa no google; acesso as redes sociais; abertura de e-mails ; SMS; até a utilização do WhatsApp como ferramenta profissional.

Mas o aplicativo WhatApp vem ganhando espaço na comunicação entre marcas e clientes. Muitas empresas estão trabalhado somente em ações de WhatsApp esquecendo de um grande detalhe: não é só ao WhatsApp que as pessoas tem acesso. E quando pensamos em mobile devemos atuar em várias frentes e planejar ações em conjunto com e-mails marketing no formato para visualização em smartphone, WhatsApp e redes sociais.

Se o dispositivo móvel é a grande ferramenta de comunicação, é hora de planejar melhor suas ações. Mas é preciso tomar alguns cuidados, pois o que pode ser um facilitador na comunicação, pode se tornar um pesadelo na visão do seu cliente.

E-MAIL MARKETING, UMA FERRAMENTA VALIOSA. USE COM SABEDORIA

O uso do e-mail marketing como ferramenta de marketing é uma essencial para criar um canal de comunicação entre a sua marca e seu cliente. Mas como falei anteriormente, o primeiro passo é construir uma base de dados segura. Captação de contatos junto a clientes que visitam sua empresa, que entram em contato via redes sociais e na participação de ações externas como feiras e eventos são essenciais para uma boa base de dados. Afinal quando o cliente recebe um e-mail, já teve um primeiro contato com sua marca/serviço e aí tudo fica mais fácil e confiável para abertura do e-mail.

E-MAIL INFORMATIVO PODE GERAR VENDA

Quando se planeja uma ação de e-mail marketing deve-se pensar que ele deve ser algo que gere conteúdo, a venda ou oferta deve estar sempre em segundo plano. Criar um e-mail com uma chamada para uma matéria de interesse relevante é uma isca perfeita para seu cliente abrir o e-mail e ser direcionado à matéria ( dentro do blog da empresa) e lá terá uma propaganda do serviço/oferta que sua marca oferece. A chance de abertura de um e-mail com um tema interessante é bem maior que apenas um e-mail com oferta. Outra sugestão é criar uma revista eletrônica com vários conteúdos de interesse de seu cliente. Como toda revista além de matérias, há anúncios que podem ser de ofertas ou dos serviços que sua empresa oferece. 

Outro cuidado que se deve ter é a periodicidade dos envios. Dias e horários devem ser bem planejados. Dependendo do produto o envio deve ser no máximo 3 vezes por mês. Mas tudo dependerá do planejamento a ser feito.

WHATSAPP: MARKETING EM MASSA

Quando se está em uma loja e a atendente pede o seu contato a primeira coisa que falamos é nosso número de celular. Repare que é mais fácil passarmos nosso telefone do que nosso e-mail. Então aproveite para formatar sua base de dados com os números de telefones, ela será importante para ações de WhatsApp Marketing.

COMUNICAÇÃO SEGMENTADA

O WhatsApp é uma ferramenta que coloca sua mensagem diretamente na mão de seu cliente, então aproveite essa oportunidade e trabalhe de maneira profissional. Se possível segmente sua base de dados por interesses, sexo e idade. Evite criar grupos no whatsApp, pois se um faz um comentário positivo ou negativo o grupo inteiro recebe a mensagem e cria-se um grande incomodo e ocasiona a saída em massa das pessoas.

A periocidade é o conteúdo também são pontos importantes para o sucesso das ações. Enviar muitas mensagens durante a semana ou só enviar conteúdos promocionais é prejudicial para sua campanha. Fornecer um conteúdo relevante é uma grande oportunidade de seu cliente se manter na sua lista. Outra vantagem é que podemos publicar vídeos no WhatsApp. Vídeos são bem mais relevantes e geram mais resultados.

Como você pode perceber, o uso de ações mobile está crescendo a cada dia. Aproveite essa oportunidade para incluir em seu planejamento. Uma das vantagens é que com um investimento baixo você vai ter bons resultados nas vendas.


Fonte: Artigos Administradores / E-mail marketing ou WhatsApp: qual é a bola da vez?

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