É possível empreender hoje?

É possível empreender hoje?

Como é possível ser um empreendedor atualmente no Brasil? A crise que estamos passando dificulta o empreendedorismo no país.

Empreender: decidir realizar, tentar; por em execução, fazer. É dessa forma que definimos a palavra empreender, mas não é tão simples assim.

Em um mundo totalmente informatizado e globalizado parece tranquilo a tarefa de inovar e por em execução os planos que moldamos em nossas cabeças. Porém, vivemos atualmente no Brasil uma crise amedrontadora.

A idéia que parecia um sucesso, um novo caminho, o que faltava no mundo, hoje é difícil de concretizar. A crise econômica faz qualquer um pensar duas, dez, mil vezes antes de se arriscar.

Pergunto-me onde entra o empreendedorismo no ano de 2016. Qual a chance de uma inovação se concretizar e se tornar um sucesso hoje aqui?

Enquanto a crise política leva milhões de pessoas às ruas, enquanto centenas de empresas fecham suas portas por não conseguir se manter financeiramente, enquanto um parcela gigantesca da população passa fome, enquanto milhões estão à procura de qualquer renda para se sustentar, como ser um empreendedor ?

Difícil responder. Precisamos de oportunidades de crescimento e de chances de vencer. E enquanto o país não se reerguer ficaremos atados a sobreviver em meio à tantos problemas.

O empreendedorismo precisa de espaço, precisa de campo e caminho para ser concretizado, e é preciso também muita coragem. Coragem atualmente é engraçado de se dizer. Seria dar um tiro no escuro? Ou correr muito risco na hora errada?

Esperamos então que essa fase passe e nos deixe mais confiantes. Que tenhamos oportunidades e condições de fazer o que o brasileiro sempre fez muito bem, empreender e inovar sem medo de acreditar.


Fonte: Artigos Administradores / É possível empreender hoje?

Os comentários estão fechados.